29-09-10 - Pregador em Oklahoma (EUA) ainda prega com 100 anos de idade
No verão de 1930, à sombra de um carvalho elevado, Otto Goins proferiu o seu primeiro sermão. Hoje, aos 100 anos - ele continua a pregar na igreja que ajudou a construir há 70 anos atrás."Perguntei-lhe qual é a coisa mais difícil com o envelhecimento", disse Kevin Goins, um neto. "Trata-se de esquecer as coisas?” Ele disse, “Não, é lembrar tudo."
Com os homens da congregação e um carpinteiro contratado pela igreja a 25 cêntimos a hora, ajudou a construir a Assembleia Goins Haydonville em 1940. "O pinheiro amarelo (madeira) ainda é tão bom como quando a construímos", disse Goins, que comemorou seu aniversário dia 8 de Setembro.
A pequena igreja campestre com a sua torre, telheiro e piso de madeira original é a estrutura mais antiga existente em Haydonville. Sós os assentos não são de origem.
Mas o púlpito de pinheiro natural colorido, onde Goins falou sobre redenção, da salvação e da graça, ainda está lá.
Quando as portas se abriram para o seu primeiro culto, a igreja tinha 224 membros. Na semana passada, Goins pregou a cerca de 25 pessoas.
"Naquela época nem todos tinham carros", disse Goins. "Agora as pessoas podem meter-se no carro e ir à igreja em qualquer lugar."
"Eu nunca fiquei decepcionado com Deus ", disse Goins. "Eu posso ver a mão de Deus no controlo de cada situação."
A chamada de Deus
Goins disse que voltou a sua vida para Deus, durante um encontro de avivamento, em 1928.
Dois anos mais tarde casou-se com Wilma, a filha de um comissário da comarca de Okmulgee, e sentiu a chamada de Deus para pregar.
"Eu trabalhava com gelo em Okmulgee e levava a minha Bíblia comigo", disse Goins. "Quando eu ia a uma casa eu citava as Escrituras em todo o percurso até à geleira. Um dia, uma senhora chamou o meu chefe e disse que eu era um homem bom de gelo, mas que ela não precisava de um sermão."
Goins atribui sua longevidade a Deus e a nunca ter fumado, bebido, jogado ou bebido álcool. "Eu nunca estive doente. Nunca tomei nenhum medicamento e raramente fui a um médico."
Otto e Wilma foram casados 73 anos antes de ela falecer em 2003.
Que tal voltarmmos a pregar debaixo de um carvalho, ou seja, nas ruas?




