• 1
  • 2
  • 3

Servindo entusiasticamente,
com amor e temor,

para em tudo te enriquecer em Cristo, em toda a Palavra, em todo o conhecimento (1 Coríntios 1:5).

Testemunhos

Pedro Cândido

Breve testemunho acerca de como se converteu a Cristo e de como tem sido a sua vida ao Seu lado.

José Jacinto Carvalho

Conversão significa mudar de vida e a minha vida mudou mesmo.

Jorge da Silva

Como a graça de Deus o conduziu à salvação em Cristo. Ouve o seu testemunho até ao fim.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais

04-06-10 - Crime e Recessão

colson_charles_w.jpg     As estatísticas são surpreendentes. Nos Estados Unidos, os índices de criminalidade estão em queda pelo terceiro ano consecutivo. Segundo o FBI, os crimes violentos, como homicídios e violações caíram 5,5 por cento em 2009. Os crimes contra a propriedade caíram 4,9 por cento. Surpreendentemente, os índices de criminalidade caíram mais nas grandes cidades do que nas cidades mais pequenas.

     Os media estão a ter dificuldade em explicar porque é que as taxas de criminalidade estão em queda. Como diz um importante jornal, a queda na criminalidade está a "desafiar a crença de que as recessões elevam as taxas da criminalidade." E, em tom de desafio, diz: Desde o colapso económico, a taxa de declínio das taxas de criminalidade tem realmente acelerado!

     Então de onde é que vem a crença “amplamente aceite” de que as recessões alimentam o crime? Bem, como eu escrevi há anos atrás, a sociedade já está colher os frutos amargos das teorias erradas sobre o crime, que começaram em 1930, quando o professor Edwin Sutherland, da Universidade de Indiana argumentou que o crime era resultado de factores sociológicos. A geração dos liberais na academia e no governo aceitaram a ideia de que se apenas os males da sociedade, tais como o desemprego, a pobreza, e o racismo fossem vencidos, o crime desapareceria.

     Na realidade, O Procurador Geral, Ramsey Clark, excreveu nos anos 1960: “A aglomeração de milhões de pessoas pobres, com as suas desvantagens cumulativas nos guetos urbanos das nossas sociedades ricas. . ., não só oferece a oportunidade fácil para actos criminosos – como causa o crime".

     Porém os factos são obstinados. Se a pobreza causa o crime, então o crime não deveria ter diminuído durante a Grande Depressão, ou aumentado durante a abastada década de 1960. E não deveria estar a cair agora.

     Será que, pelo contrário, durante tempos económicos difíceis, as famílias e vizinhos se juntam, inibindo assim o crime, como James Q. Wilson escreveu? Ou, como o meu ex-colega Michael Gerson escreveu, que as pessoas se afastam do materialismo e cultivam a sobriedade, a prudência e a abnegação?

     Não, a causa do crime não é a pobreza. É causada por indivíduos que fazem escolhas morais erradas. O Psiquiatra Stanton Samenow e o Psicólogo Samuel Yochelson, como Samenow me disse recentemente, "converteram-se" a este ponto de vista nos anos 1970. Após 17 anos a estudar os prisioneiros, eles descobriram que o que os criminosos habituais tinham em comum não era a sua situação económica ou uma história de abuso. Aconteceu simplesmente que eles escolheram transgredir a lei.

     Portanto, a questão realmente grande é: Porque é que os políticos liberais, sociólogos, e elites dos media ainda se apegam ao mito de que a pobreza causa a criminalidade? A resposta é simples. Se abandonarem a sua teoria, eles vêem-se perigosamente a ter de concordar que a cosmovisão bíblica é verdadeira: que os indivíduos, feitos à imagem de Deus, são agentes morais responsáveis pelo seu próprio comportamento.

     Isto proporciona-nos a nós Cristãos uma oportunidade rara de apologética. Hoje, amanhã ou depois de amanhã, use esta conversa inicial com um amigo secular: "Eu interrogo-me porque é que a criminalidade está a diminuir em tempos economicamente maus." Quando eles não puderem responder a isto, e - confie em mim - eles não conseguirão , dê-lhes uma pequena explicação simples:

     As evidências mostram repetidamente que o crime não é causado por privação, mas por depravação. E a resposta é a conversão.

     Eis uma outra oportunidade para mostrar aos seus amigos descrentes que o Cristianismo, como eu tenho argumentado com frequência, é a única explicação racional da realidade.

Charles Colson

FRUINDO DA ADMIRÁVEL GRAÇA DE DEUS,
A NOSSA MISSÃO É AJUDAR TODOS 
A USUFRUIR DA MESMA GRAÇA.

"... vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" (2 Coríntios 6:1).
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus ... (Efésios 3:2)
"... que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar
a ação de graças para glória de Deus" (2 Coríntios 4:15).
"Porque pela graça sois salvos ..." (Efésios 2:8).

  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário