26-05-10 - Franklin Graham prega o Evangelho em Belo Horizonte (Brasil), neste fim de semana
Quando Franklin Graham comunicar a Boa Notícia de Jesus Cristo ao povo de Belo Horizonte, Brasil, neste fim de semana, ele estará a construir sobre uma base sólida de ministério.
Há quase 36 anos atrás, Billy Graham ( o seu pai) pregou a uma multidão de 590 mil pessoas no Rio de Janeiro. Mais de 30 mil responderam ao convite para aceitar Cristo durante a Cruzada de cinco dias. Graham também pregou em São Paulo, Brasil, em 1962 e em 1979.
Em 2001, Franklin Graham pregou no Recife, Brasil, e em 2008, mais de 840 mil pessoas de cerca de 53 mil igrejas em todo o país participaram no programa de evangelismo mundial Minha Esperança através da televisão.
De Just As I Am (Tal Como Sou): Iniciámos em 25 de Setembro com uma Cruzada de seis dias em São Paulo. A cidade — que recebeu esse nome em homenagem ao grande evangelista Cristão, o apóstolo Paulo — tinha cerca de 350 igrejas protestantes a dar apoio à Cruzada. A reunião de encerramento, com uma orquestra de 200 membros acompanhada de um coral de mil vozes, levou 65.000 pessoas ao estádio principal da cidade.
Lembro-me sempre das reuniões em São Paulo, mas por um motivo pessoal. O meu pai falecera menos de um mês antes da Cruzada, em 28 de Agosto, e aquela foi minha primeira pregação pública após a sua morte. A sua saúde foi-se deteriorando ao longo dos anos em razão de uma série de derrames cerebrais. Não foi uma morte inesperada; contudo, senti imensamente a sua falta, mesmo estando tão longe de casa.
O meu pai sempre se orgulhou muito de mim. Nos últimos dias de vida ele sentava-se no Restaurante S&W perto da sua casa em Charlotte e cumprimentava as pessoas. O proprietário, o Sr. Cherrill, considerava o meu pai uma figura que atraía os clientes. Gostava que ele ficasse sentado ali durante algumas horas; o povo conhecia-o e entrava no restaurante para cumprimentá-lo. Havia algo em torno dessa cena que me agradava, provavelmente porque eu sentia que o meu pai era um homem de amor.
A minha mãe cuidou dele durante a sua enfermidade, mas foram Melvin, Catherine e Jean, todos a morarem em Charlotte, que assumiram a maior responsabilidade.
Quando ele faleceu o jornal New York Times publicou um necrológio com a fotografia daquele homem humilde e carinhoso. Até hoje dou graças a Deus por tudo o que ele significou para mim.
Em 1974, voltámos ao Brasil para uma Cruzada de cinco dias no Rio de Janeiro. Um quarto de milhão de pessoas reuniram-se para a reunião final, no estádio do Maracanã, um recorde para este recinto.
Durante o culto, pude ouvir pessoas a baterem às portas fechadas enquanto dezenas de milhares de pessoas tentavam entrar. A sessão de encerramento foi televisionada em todas as redes de todo o país por ordem do presidente; o director da Cruzada, Henry Holley disse que mais de 50 milhões de pessoas viram o programa.
Belo Horizonte, onde vai ser realizada esta cruzada evangelística, foi fundada em 1897 e é a terceira maior cidade do Brasil com uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes e mais de 5,1 milhões de habitantes na área metropolitana. A cidade também é um dos principais centros culturais, com mais de três universidades, um museu histórico, numerosas bibliotecas e estádios desportivos.
Em termos de clima espiritual, Belo Horizonte tende para o sincretismo. "O Brasil foi influenciado desde o seu início pela cultura Africana e foi conquistado pelos Portugueses", diz Vasquez, Director dos Ministérios da Associação Evangelística Billy Graham para a América Latina. "Mistura elementos da fé cristã com elementos de animismo e espiritismo e bruxaria, assim encontra-se sincretismo na atmosfera.
"No entanto, nos últimos anos, temos visto uma tendência das pessoas mudarem a sua visão de mundo", acrescenta Vasquez. "Elas parecem estar a mudar de religião para religião. De certa forma, isto prepara o ambiente para os nossos propósitos, porque as pessoas estão em transição no que diz respeito às suas crenças ".
Vasquez reconhece que o actual clima apresenta uma porta aberta para o Evangelho." Isto permite-nos entrar e apresentar a verdade do Evangelho, para torná-los conscientes de que estão no lugar certo quanto à sua busca.
"As pessoas estão à procura de algo em que acreditar. É uma grande oportunidade transmitir a mensagem que não é algo em que devem acreditar, mas em Alguém e esse Alguém é a pessoa do Senhor Jesus Cristo".
Pequeno excerto de uma mensagem pregada por Billy Graham em Sheffield , Inglaterra, no dia 28 de Junho de 1985: