22-05-10 - Sondagem: Maioria dos americanos diz que a moralidade dos EUA está a degradar-se

A pesquisa anual da Gallup sobre valores morais revelou que 76 por cento dos americanos disseram que os valores morais do país estão a piorar, mais cinco por cento do que o ano passado. O aumento deste ano marcou o segundo maior aumento de um ano em nove anos. Em 2004, 77 por cento dos americanos disseram que os valores morais estavam a degradar-se, uma subida de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
O maior número foi em 2007 com 82 por cento.
A maioria dos entrevistados citou muitas vezes o declínio dos valores/padrões morais e desrespeito pelos outros (ambos com 15 por cento) como forma que ver a degradação dos valores morais dos E.U. A.. A última questão em aberto também revelou que as respostas populares são: os pais não incutirem valores nas crianças (8 por cento); a desonestidade no governo, os líderes empresariais (8 por cento) e o aumento da criminalidade e da violência (8 por cento).
Outros disseram que o declínio de valor moral pode ser visto em pessoas que se afastam da religião, da igreja e de Deus (7 por cento), na desagregação da família e mães solteiras (7 por cento), e no sexo, na promiscuidade e na pornografia (cinco por cento).
As questões polémicas do aborto e relacionamentos gay foram cada uma delas citadas por apenas três por cento dos inquiridos.
Globalmente, 45 por cento dos americanos disseram que o estado dos valores morais no país é pobre - três vezes mais do que os que disseram que está em forma excelente / bom (15 por cento). Este número tem permanecido relativamente constante nos últimos quatro anos, mas ainda está entre os piores que Gallup mediu nos últimos nove anos.
Os resultados Gallup foram conseguidos com base em entrevistas telefónicas efectuadas a mais de 1.029 adultos americanos nacionais entre 3 e 6 Maio de 2010.