09-12-09 - Cidades Americanas são inundadas com campanha ateia
A Associação Humanista Norte Americana lançou a sua campanha “Festas sem Deus” em cinco cidades dos Estados Unidos opondo-se à época natalícia. A sua mensagem é proclamar as festas de Dezembro sem a presença da fé.
Durante o fim-de-semana de Acção de Graças, muitos Norte Americanos foram surpreendidos com anúncios publicitários dizendo “Não há Deus? Não há problema!”. Estes anúncios têm sido colocados em autocarros, comboios e placares. A campanha, patrocinada pela Associação Humanista Norte dos Estados Unidos, está planificada para que se desenvolva em cidades como New York, Chicago, Los Angeles e San Francisco.
Este ano apresenta pessoas sorridentes com o capuz do Pai Natal, e é a versão deste ano de uma campanha que começou no ano passado em Washington, com anúncios que diziam: 'Por que acreditar em um deus? Basta ser-se bom "pelo amor de deus”’.
A campanha de ateus na América do Norte vem num momento em que no Reino Unido está a lançar uma campanha semelhante. A Associação Humanista Britânica (AHB) lançou o seu mais recente anúncio, em 20 de Novembro, para coincidir com o Dia Universal da Criança. O slogan diz: "Por favor, não me rotules. Deixa-me crescer e escolher por mim mesmo."
A AHB é bem conhecida pelas suas campanhas de alto perfil em autocarros ateus lançado no início deste ano, dizendo: " “Provavelmente Deus não existe. Ora deixa de te preocupar e goza a vida.”
Recentemente, nos Estados Unidos, grupos de ateus também lançaram campanhas de anúncios de trânsito e outdoors. Entre as campanhas houve uma em Nova York, patrocinada pela Coligação Americana Unidos Pela Razão, dizendo: "Um Milhão de nova-iorquinos são bons sem Deus". A Campanha pela Liberdade de Religião da Fundação "Guardai-vos dos Dogmas" em Idaho, e em Chicago promoveu a campanha do Autocarro Ateu cuja mensagem dizia: "No princípio, o homem criou Deus."
Segundo a Inspecção de Identificação Religiosa Americana, foi publicada em Março deste ano a percentagem de pessoas que afirmam viver sem religião, que quase dobrou desde 1990. Aqueles que dizem não ter religião aumentaram de 8,2 por cento em 1990 para 15 por cento em 2008.
A Igreja tem diante de si, perante este quadro cada vez mais extenso, um grande desafio.Temos de explicar-lhes que "... como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" (1 Coríntios 1:21).
Notícias relacionadas:
26-11-09 - Testemunho do ex-ateu Antony Flew
23-09-08 - Cientista Inglês “esmaga” ateus
30-06-09 - Dawkins funda acampamento de crianças para formar ateus
01-07-09 - Os ateus precisam de “uma rocha para se firmarem”
14-10-09 - Ray Comfort: Os ateus não são realmente ateus