Paulo e a ressurreição

crstam.jpg     O Apóstolo Paulo, ao discutir a ressurreição dos mortos, chegou à conclusão simples e válida: “…se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou” (1 Cor. 15:13).

     Mas o Apóstolo não pára aqui. Ouça-o quando ele atira um outro argumento: “…se Cristo não ressuscitou logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (Ver. 14). E isto ainda conduz a uma outra conclusão: “… se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos” (Vers. 17,18).

     Trata-se de palavras sinceras sobre realidades rigorosas. Se algo como a ressurreição corporal dos mortos não existe, então Cristo não ressuscitou dos mortos, e se tal for o caso não temos nenhum Salvador vivo.

     Mas aceitando tudo isto, poderemos crer no que é palpavelmente impossível? Ah, mas a ressurreição será palpavelmente impossível? Paulo responde a esta questão com bastante simplicidade nesta mesma discussão, em 1 Coríntios 15:

     “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” (Ver. 35).

     Note bem, isto não é uma interrogação que revela interesse em saber, mas um desafio, que pretende provar que a ressurreição é impossível, e o Apóstolo responde a isso como tal:

     “Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer” (Ver. 36).

     Que réplica devastadora! Nós podemos destacar todas as razões porque a ressurreição é “impossível,” mas afinal, no fim de contas, ainda estamos rodeados por evidências esmagadoras de que ela é um facto. Toda a folha de erva, todo o grão de trigo, toda a linda flor testemunha o facto da ressurreição dos mortos.

     Sim, Cristo está vivo de entre os mortos, e “… pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus …” (Heb. 7:25). 

em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26JUNI26
Não sou canibal

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de junho de 2026

David Gomes 21JUNI26
Esperar

Tema abordado por David Gomes em 21 de junho de 2026

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 24 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário