John Harper (Titanic): Morrer com Honra

titanic

 
     Enquanto as águas escuras e geladas do Atlântico enchiam lentamente o convés do Titanic, John Harper gritava: "Deixem as mulheres, crianças e descrentes subirem nos barcos salva-vidas." Harper tirou o seu salva-vidas - a última esperança de sobrevivência - e entregou-o a outro homem. Depois do navio desaparecer sob a água escura, deixando Harper a debater-se nas águas geladas, ouviram-no incentivar os que estavam à sua volta para que confiassem em Jesus Cristo. Quando o Titanic foi abalroado pelo Iceberg, John Harper estava encostado ao corrimão instando com um homem novo para que fosse a Cristo ...
 

     No naufrágio ele andou de náufrago em náufrago falando-lhes de Cristo. Chegou mesmo a retirar o seu colete salva-vidas e dá-lo a outro náufrago, dizendo: “Não se preocupem comigo. Pois eu não vou para baixo, mas para cima”.

     Era a noite de 14 de Abril de 1912, uma noite de heróis, e John Harper foi um deles. Apesar das águas que o tragavam serem extremamente frias e do mar à sua volta estar escuro, John Harper deixou este mundo numa resplandecente glória.


O Último Convertido de John Harper

     Duas horas e quarenta minutos depois do Titanic colidir com o iceberg, ele afundou-se nas águas geladas. Centenas ajuntaram-se em barcos e botes salva-vidas, e outros agarraram-se a pedaços de madeira esperando sobreviver até que chegasse socorro. Durante cinquenta minutos horríveis os gritos de socorro encheram a noite. Eva Hart disse: "O som das pessoas que se afogam é algo que não lhe posso descrever. E ninguém mais pode. É um som horrível. E há um silêncio terrível que o segue". O sobrevivente coronel Archibaíd Gracie chamou isso de "a cena mais lastimável e horrível de todas. Os gritos comoventes dos que estavam à nossa volta ainda soam nos meus ouvidos, e eu lembrar-me-ei deles durante o resto da minha vida". Durante aqueles 50 minutos, um homem agarrado a uma tábua chegou perto de John Harper. Harper, que se estava a debater na água, gritou: "Estás salvo?" A resposta foi: "Não". Harper gritou as palavras da Bíblia: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo". Antes de responder, o homem sumiu na escuridão.

     Mais tarde, a corrente aproximou-os novamente. Mais uma vez Harper, que estava a morrer, bradou com a pergunta: "Estás salvo?" Mais uma vez ele recebeu a resposta: "Não". Harper repetiu as palavras de Actos 16.31: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo". Harper, que estava a afogar-se, soltou, então, as mãos do objecto em que se segurava na água gelada e desceu ao seu túmulo no oceano. O homem que ele tentou evangelizar confiou em Jesus Cristo. Mais tarde ele foi socorrido pelos barcos salva-vidas do navio S. S. Carpathía. Em Hamilton, Ontario, este sobrevivente testemunhou que foi o "último convertido" de John Harper.

     O último convertido de Harper foi alcançado pelas últimas palavras de Harper: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo".

     Houve muitos heróis no Titanic, mas ajudando os outros enquanto se afogava, John Harper foi o último.


A Parte Mais Difícil do Seu Heroísmo

John Harper e a filha      Nunca é fácil assumir tais acções heróicas, e para John Harper foi excepcionalmente difícil. A sua filha pequena, Nana, viajava com ele. Quatro anos antes, a mãe dela adoecera e morrera. Agora, Harper sabia, Nana ficaria órfã aos seis anos de idade.

     Quando o alarme indicou o fim do Titanic, Harper entregou imediatamente Nana a um capitão do convés com ordens para colocá-la num barco salva-vidas. Então ele saiu a socorrer os outros. Nana foi resgatada e mandada de volta para a Escócia, onde cresceu, e se casou com um pastor, e dedicou toda a sua vida ao Senhor a quem o seu pai tinha servido.

     Certa vez, aos 26 anos, depois de Harper escapar por pouco a um afogamento, ele disse: "O medo da morte não me preocupou em momento algum. Eu acreditava que a morte súbita seria glória súbita, mas havia uma menininha sem mãe em Glasgow". Agora, essa menininha ficaria sem mãe e sem pai. Com certeza essa foi a parte mais difícil para Harper.

Sermões e Estudos

José Carvalho
Amor

Tema abordado por José Carvalho em 29 de novembro de 2020

Carlos Oliveira
A busca permanente

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de novembro de 2020

David Gomes
Entre a espada e a parede

Tema abordado por David Gomes em 22 de novembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:16 em 25 de novembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário