Uma religião de 5 letras

FEITO

     “Há uma grande diferença entre a tua religião e a minha”, disse uma senhora cristã a um amigo em uma conversa sobre crenças religiosas.

     “Em que sentido?”, perguntou ele.

     “A tua religião tem apenas quatro letras, e a minha tem cinco,”, respondeu ela.

      Aparentemente o amigo dessa senhora era alguém que sentia ser necessário trabalhar e se esforçar para encontrar o caminho para o Céu. Ele seguia fielmente as ordenanças e cerimónias que a sua religião requeria na sua tentativa de se tornar aceitável a Deus e ir para o Céu no final da sua vida. Ele baseava a sua aceitação naquilo que a Bíblia chama de “obras mortas”.

      Ele não entendeu a referência que a senhora cristã fez às quatro letras e às cinco letras, e então perguntou: “O que quer dizer com quatro letras e cinco letras?”.

      “Deixe-me explicar”, disse a senhora. “A sua religião é f-a-ç-a, quatro letras, uma religião que requer que FAÇA por merecer, já a minha religião é f-e-i-t-o, cinco letras, está tudo FEITO!

     A conversa acabou com este comentário, e a senhora seguiu o seu caminho. A sua explicação simples, no entanto, permaneceu nos pensamentos do homem, fazendo com que ele tivesse sérios exames de consciência. Assim que considerou a comparação das duas palavras, a diferença tornou-se evidente. Ele esteve tentando seguir regras e regulamentos concebidos e aceitáveis pelos padrões dos homens, mas Deus oferecia o perdão dos pecados através da obra consumada de Cristo na cruz.

     As quatro letras e as cinco letras foram uma maneira incomum e original de explicar o Evangelho, e foi bastante apropriado para este homem que havia sido ensinado a seguir restritas leis religiosas com o objetivo de adquirir uma recompensa do Céu. Ele percebeu que ele tinha sido um legalista, esperando que guardando estas leis cancelaria o seu pecado, enquanto a Bíblia ensina que nenhuma obra que fizermos pode cancelar um só pecado. “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia” (Isaías 64:6). “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou.” (Tito 3:5)

     A próxima vez que ele viu a sua amiga, ele disse-lhe: “Agora também posso dizer que a minha religião é f-e-i-t-o, FEITO.

     O Espírito de Deus mostrou-lhe que as suas ações religiosas eram inúteis para remover os seus pecados, mas que tudo o que Deus requeria para liquidar a questão do pecado era aceitar a obra consumada de Cristo. Ele entendeu que não era mais uma questão do que ele podia fazer por Deus, mas o que o Filho de Deus fez por ele.

      A questão dos seus pecados foi resolvida. Que alegria e alívio era para este homem saber que o que ele estava se esforçando e esperando já estava completamente terminado – FEITO – há quase 2000 anos na cruz! Agora ele podia olhar para a frente com certeza para uma eternidade no Céu.

     Cristo terminou tudo o que Deus exigia. Ele tirou o pecado e satisfez as reivindicações da justiça divina. Ele conquistou Satanás, tirando o ferrão da morte. Ele glorificou a Deus aqui na terra onde foi desonrado. Ele trouxe a justiça eterna. Tudo isto está incluído nestas cinco letras: F ‑ e ‑ i ‑ t – o.

     O leitor vai trocar a crença enganosa e o sistema de “fazer” pela alegria e a verdade bíblica de Cristo já ter “feito” o que Deus requer?

     Pergunta: “O que devo fazer para ser salvo?”

     Resposta: “Crê no Senhor Jesus Cristo” (Atos 16:30‑31)

     Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

     Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8,9)

Fonte: Bible Truth Publishers

Sermões e Estudos

Dario botas 16JUN19
O Espírito Santo nos dias de hoje II

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de junho de 2019

Jose Carvalho 09JUN19
A vontade de Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 09 de junho de 2019

>
FranciscoCorreia 02JUN19
Evangelismo II

Sermão proferido por Francisco Correia em 02 de junho de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:17 em 12 de junho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário