Relativismo moral

Untitled

 

     É muito comum hoje em dia ouvir-se falar em relativismo moral (só serve até ao dia em que nos assaltam a casa ou passam a nossa frente na fila das finanças), "verdades relativas" (o termo por si só já é uma falácia), "nada é errado se te faz feliz" (o Hitler esfregava as mãos com esta) e toda uma panóplia de contradições que, mais ênfase ganha quando é dito por alguém famoso. Melhor ainda, se for por um cientista popular.

     Jonh Lennox citou e muito bem, algo como: "não confundir uma afirmação feita por um cientista de renome mundial, com uma afirmação científica". O contexto em que ele (John Lennox) proferiu esta frase, foi precisamente para refutar uma falácia/contradição escrita por Stephen Hawking, - um dos mais brilhantes físicos que o mundo já conheceu - ao nos brindar com a pérola "a filosofia está morta". Ora, quando alguém com o QI dele, afirma algo assim, as pessoas nem param para raciocinar, automaticamente assumem como verdade. Sobre esta última afirmação de Hawking, Lennox reagiu: "ele teve que usar a filosofia para afirmar que a filosofia está morta. Logo, é uma contradição."

      Lê-se muito por aí afirmações do tipo: "a bíblia tem várias interpretações, depende de quem a lê".

     A título de exemplo, se eu proferir a simples frase: "Eu estou com frio", alguém que está nas Caraíbas de barriga para o ar a apanhar sol pode dizer: "isso para mim é relativo"; e alguém na Sibéria reagir: "sabes lá o que é frio". No entanto, o problema não está em mim e naquilo que eu disse, pois eu quis dizer exactamente aquilo que disse, expressar aquela ideia naquele momento e não sou responsável por aquilo que os outros entenderam, nem tão pouco culpado pela desonestidade intelectual de quem leu e interpretou.

     Quando tomamos uma posição dessas, estamos a ser desonestos e ilógicos, pois estamos a distorcer o sentido das palavras para proveito próprio e a relativizar as mesmas. Se mudarmos o significado das palavras, vamos ficar com o quê? Se tentarmos relativizar tudo o que é feito e dito, em que nos vamos tornar? (Basta olharmos para a história da humanidade). Do ponto de vista ateísta, não havendo absolutos, tudo é permitido. Incluindo, tentar usar um cérebro em processo evolutivo, para provar que o nosso cérebro está em processo evolutivo (esta vem dos adeptos da teoria da evolução). Confuso? Pois, é mesmo caso para estar. Como podemos confiar no nosso próprio cérebro para usar dele lógica, se ele não está completamente desenvolvido? Como podemos afirmar algo verdadeiro, com um cérebro "em construção" e alicerçar o que quer que seja sobre um pressuposto desses? (É como construir um arranha-céus sobre a areia da praia).

     Quando tentamos relativizar os absolutos, - principalmente os morais -, estamos a dar permissão ao ladrão para nos roubar sem que nos possamos queixar; a dizer ao pedófilo que pode violar crianças; a dar permissão aos nossos filhos para nos mentirem e ao político corrupto que pode desviar o nosso dinheiro.

     Ao analisarmos a bíblia superficialmente, vamos encontrar aparentes contradições. Quando nos aprofundamos no estudo da mesma, vamos entender que não pode vir da cabeça de homem algum, pois é perfeita (atributo que nenhum de nós possui).

     Aparentemente é um livro como qualquer outro: tem capa, folhas, letras e números. No entanto, o que a faz diferente de todos os outros livros que já existiram e existem, é o Seu autor.

     Deus diz exactamente aquilo que quer dizer e o significado do que está lá escrito não depende de quem lê, nem da capacidade intelectual de cada um, nem da cultura, era ou sociedade em que vivemos. A verdade é imutável, não depende da aceitação das pessoas sobre a mesma, é intemporal e não está sujeita a julgamentos. Por isso é tão atacada por quem vive na mentira.

"Rm 1:25
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Ámen."

"1Co2:14
Ora o homem natural nãocompreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

"Jo 14:6
Disse-lhe Jesus: Eu sou ocaminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim."

"1Cor15:1-4
Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras..."

"Act 16:31
...Crê no SENHOR Jesus Cristo, e serás salvo..."

- Jorge da Silva

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Vivendo acima da média

Sermão proferido por José Carvalho em 16 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 19 de setembro de 2018

David Gomes 09SET18
A Ambição

Sermão proferido por David Gomes em 09 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 12 de setembro de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário