Porque é que Deus nos deu regras se Ele sabia que não obedeceríamos?
Pergunta: Porque é que Deus nos deu um monte de regras (como os Dez Mandamentos) a que supostamente deveríamos obedecer, se Ele sabia que não as observaríamos? Não teria sido melhor Ele permitir que nós fizéssemos as nossas próprias regras para vivermos? - B. McD.
Resposta: Alguma vez tentou realmente fazer as suas próprias regras para viver? O que deixaria de fora? Deixaria de fora quaisquer regras sobre o mentir, ou o enganar, ou roubar ou matar, ou o respeitar os outros - todas cobertas pelos Dez Mandamentos? Eu duvido, porque sem elas a vida acabaria em caos e destruição.
E Deus sabe disso – e foi por essa razão que Ele nos disse o que é certo e o que é errado. Deus não nos deu os Dez Mandamentos (e semelhantes afirmações, como Sermão de Jesus no Monte) porque Ele nos odeia e quer tornar nossa vida miserável. Deus ama-nos, e assim como um pai amoroso não deixaria um filho seu vaguear no meio do tráfego, assim Deus ama-nos demais para não fazer nada e deixar que nos destruíssemos.
Mas tem razão: Nós não obedecemos ao que Deus nos disse para fazer. Em vez disso, rebelamo-nos contra Ele e fazemos o que queremos - e quando o fazemos, pagamos inevitavelmente um preço. Não só trazemos o caos e ruína às nossas vidas, como ficamos separados de Deus.
No entanto não posso deixar de me interrogar, porque formulou essa pergunta. Será que é porque quer ser livre para viver do modo que quer? Porém tal é um beco sem saída - tanto agora como na eternidade. Em vez disso volte a sua vida para o Senhor Jesus Cristo e descubra a alegria e paz só Ele pode dar. A Bíblia diz: "N’Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (João 1:4).