Cristo nasceu numa cidade insignificante?
Pergunta: Porque é que Jesus nasceu numa cidade insignificante, e numa família pobre e insignificante? Será que as pessoas não prestariam mais atenção a Jesus se Ele tivesse nascido num palácio, ou numa grande cidade como Roma? - H.F.H.
Resposta: Está correto sobre uma coisa: o Senhor Jesus Cristo nasceu num lugar insignificante e numa família pobre e insignificante (pelo menos no que ao mundo diz respeito). Na verdade, quando Maria e José O levaram ao Templo para ser dedicado a Deus, eles só puderam apresentar a menor oferta, que era permitida aos muito pobres (ver Lucas 2: 22-24).
Porém Deus não comete erros - nem Ele cometeu um erro quando permitiu que o Senhor Jesus Cristo nascesse na insignificante pequena cidade de Belém. Séculos antes, o profeta Miqueias havia predito que o Salvador do mundo nasceria ali (ver Miquéias 5: 2). Embora pequena, Belém estava intimamente associada ao maior governante de Israel, o rei David. Como descendente de David, o nascimento do Senhor Jesus Cristo em Belém seria um sinal de que Ele era o ungido Messias de Deus.
Nem Deus cometeu um erro com a designação de Maria como mãe do Senhor Jesus Cristo. Ela e o seu futuro marido, José, eram pessoas piedosas, e eram dignos de confiança para “criar” o Senhor Jesus Cristo de acordo com a Palavra de Deus. E ao colocar o Senhor Jesus Cristo numa família pobre, Deus estava a demonstrar o Seu amor por todo o tipo de pessoas. O anjo anunciou aos pastores: "… eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo" (Lucas 2:10).
A verdadeira questão, porém, é a seguinte: Qual o lugar que Jesus tem na sua vida? Vê-o simplesmente como alguém que viveu há dois mil anos? Ou aceitou-O como Ele realmente é hoje - vivo, e capaz de perdoar e transformá-lo, e dar-lhe esperança, agora e sempre?