Que mal há numa pequena “mentira inocente”?
Pergunta: Não há nada de errado em distorcer a verdade de vez em quando, não acha? Eu sou um vendedor, e se eu não disser, de vez em quando, umas pequenas "mentiras inocentes" provavelmente não serei muito bem-sucedido. Além disso, todo mundo mente, ocasionalmente, não é? - A.F.
Resposta: Mesmo que todos mentissem deliberadamente de vez em quando (o que duvido), isso justificaria tal ação? Certamente que não! A Bíblia é muito clara: Deus aprova a pessoa "… que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração; … que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo …" (Salmo 15:2-3).
Porque é que mentir é errado? Uma das razões é por causa do que a mentira nos causa. As pessoas que habitualmente mentem estão preocupadas apenas consigo mesmas, pouco se importando com os outros e constantemente tentando tirar vantagem deles. E quanto mais mentimos, mais fácil se torna continuarmos a mentir, e com o tempo perdemos todo o sentido do certo e errado. Mais do que isso, as nossas consciências tornam-se insensíveis e perdemos qualquer desejo de conhecer a verdade de Deus. A Bíblia diz sabiamente: "… é melhor ser pobre do que mentiroso" (Provérbios 19:22, NTLH).
Mas mentir também é errado por causa do que a mentira causa aos outros. Pense nas suas próprias responsabilidades como vendedor. Pode pensar que está a progredir quando mente, mas estará mesmo? Essa sua ação acabará por fazer com que comece a circular que a sua pessoa não pode ser confiável, e tanto a sua reputação como o seu negócio sofrerão com isso.
Contudo, a verdadeira questão que deve encarar, é a seguinte: Qual o lugar que Deus tem na sua vida? Talvez se declare de Cristo, mas honestamente tem algum respeito por Ele e pela Sua vontade? Deus ama-o, e Cristo morreu para o salvar. Não vire as costas a Jesus Cristo por mais tempo, mas renda-Lhe a sua vida, crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador. Depois, peça a Deus que o ajude a segui-Lo em tudo, incluindo no seu trabalho.
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: