Porque precisamos de Deus?
Pergunta: Na minha opinião, a religião baseia-se em superstição e mito. Acho que as pessoas inventaram a ideia de "Deus" apenas para as ajudar a lidar com os seus medos. Agora que temos a ciência, não precisamos de Deus. Porque é que havemos de continuar a crer em algo que não existe? - R.H.
Resposta: Permita-me que lhe coloque uma questão: Se não precisamos mais de Deus por causa da ciência, então, porque é que tantos cientistas e outros intelectuais - ainda creem n’Ele? É claro que alguns não creem, mas ao longo dos anos tenho tido o privilégio de conhecer muitos que creem - e que não somente creem em Deus, como são Cristãos dedicados.
Na verdade, muitos desses homens e mulheres disseram-me que as Suas investigações científicas conduziram-nos realmente à fé. Quando estudavam o mundo ao seu redor, perceberam que era muito mais lógico crer num Criador todo-sábio do que acreditar que tudo aconteceu por acaso. Como a Bíblia diz: "Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1:20).
Eles também começaram a examinar a vida de Jesus Cristo e a pesar cuidadosamente a Sua alegação de ser Deus em carne humana, enviado do Céu para nos salvar e nos transformar. Ao fazerem-no, chegaram à conclusão de que não era um mito, mas que só n’Ele "estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" (Colossenses 2:3).
Eu suspeito que o seu verdadeiro problema resida no facto de querer reger a sua própria vida, não querendo que Deus interfira com o que possa querer fazer. Exorto-o a encarar honestamente as razões para as suas dúvidas e, depois a abrir o seu coração e mente a Jesus Cristo. Nunca se irá arrepender.
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: