Como posso lidar com o meu amigo racista?
Pergunta: Eu desfruto da companhia de um amigo meu, mas por vezes ele envereda por questões raciais, e a sua intolerância e fanatismo realmente causam-me muito desconforto. Uma vez tentei dizer-lhe alguma coisa sobre isso, mas ele simplesmente ficou irritado. Como devo lidar com a situação? - W.J.
Resposta: O preconceito racial ou étnico é um pecado aos olhos de Deus, e também deve ser errado aos nossos olhos. Deus criou toda a raça humana, e o Seu amor abraça toda a humanidade.
Como sabemos isso? Sabemos isso por muitas razões, mas acima de tudo porque Jesus Cristo morreu na cruz para salvar as pessoas de todas as raças e origens étnicas. Até mesmo alguns dos primeiros Cristãos tiveram dificuldade em entender isso no início, mas com o tempo perceberam, e Deus confirmou-o, salvando todo o tipo de pessoas. Um dia, no céu, associar-nos-emos a todos os crentes em louvor a Deus pela misericórdia e graça de Cristo. A Bíblia diz: "… com o Teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação" (Apocalipse 5: 9).
A intolerância racial não se limita à América; nas minhas viagens, eu descobri que isto acontece em quase toda parte. Mas isso não é desculpa para ignorarmos o problema ou simplesmente desejarmos que este desapareça. Peça a Deus que elimine qualquer preconceito que exista no seu próprio coração, e, depois, que o ajude a ser um exemplo para o seu amigo.
Além disso, ore por ele, e peça a Deus que lhe dê sabedoria para saber como ajudá-lo a superar os seus preconceitos. A maior coisa que pode fazer pelo seu amigo, no entanto, é incitá-lo a render a sua vida a Jesus Cristo, levando-o a crer n’Ele como seu único e suficiente Salvador. Logo que Cristo enche os nossos corações e mentes, começamos a ver os outros através dos Seus olhos. Quando fazemos isso, o preconceito foge e o amor toma o seu lugar.
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: