A Bíblia fala de meditação?
Pergunta: A minha instrutora de gímnica diz que devemos aprender a relaxar esvaziando as nossas mentes de todos os pensamentos, e depois meditarmos sobre a paz e quietude (ou pelo menos eu acho que é o que ela quis dizer). A Bíblia diz alguma coisa sobre meditação? – Srª N.N.
Resposta: Sim, a Bíblia exorta-nos a meditar, embora não da maneira que a sua instrutora, aparentemente, recomenda. Não é errado, é claro, querer estar liberto de medos e pensamentos ansiosos, mas o esvaziar simplesmente das nossas mentes não é a solução; isso pode mesmo conduzir-nos a maiores problemas e preocupações.
Portanto, em vez de esvaziarmos as nossas mentes, a Bíblia exorta-nos a, pelo contrário, a preenchermos as nossas mentes - com a verdade de Deus. Encare o seguinte: no curso de um dia, todos os tipos de pensamentos alojam-se na nossa mente - uns bons, outros não tão bons. Esses pensamentos podem, por sua vez, dar origem a todos os tipos de preocupações e ansiedades, podendo até mesmo levar-nos a fazer coisas que estão erradas ou são destrutivas.
Como é que podemos conquistar esses pensamentos? A Bíblia dá-nos a solução: volte-se para Deus, e medite n’Ele e na Sua verdade. A verdade expulsa o que é falso, e não há verdade maior e mais confiável do que a verdade da Palavra de Deus, a Bíblia! É por isso que exorto as pessoas a lerem um trecho da Bíblia todos os dias - e não apenas a lê-lo, mas também a meditar sobre o que significa e como se aplica à sua vida. A Bíblia diz: "Bem-aventurado o varão que … tem o seu prazer na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite" (Salmo 1: 1-2).
Separe um tempo diariamente para estar a sós com Deus - orando, lendo a Sua Palavra, e meditando sobre a Sua verdade. Fazendo-o, os pensamentos ansiosos fugirão, e a paz e a confiança tomarão o seu lugar.
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: