Porque não devo odiar alguém que me magoa?
Pergunta: Eu não acho que seja possível evitar odiar alguém que o esteja a magoar profundamente. O meu ex-marido traiu-me e magoou-me muito para além do que qualquer ser humano aguente, e eu admito que o odeio. Porque não deveria odiá-lo? – Srª N.G.
Resposta: Eu entendo porque sente ódio e mágoa, e Deus também compreende. Mas Deus também sabe o que isso lhe irá causar, e Ele quer ajudá-la a superar isso para que tenha paz, esperança e vida nova. Neste instante, provavelmente não acha que seja possível, mas com a ajuda de Deus é.
O primeiro passo que deve dar, creio, é começar a olhar para o futuro e não para o passado. Sim, o passado é doloroso, e do mesmo modo que as cicatrizes de uma cirurgia de grande envergadura levam tempo a cicatrizar, assim também as cicatrizes internas de um grande trauma emocional. Mas se viver em torno delas e até mesmo tiver prazer nelas (algo que, estranhamente, pode acontecer), então ficará sempre agrilhoada numa prisão emocional de raiva e ódio. Em vez disso, peça a Deus que a ajude a focar-se no futuro que Ele tem para si, e não no passado.
Depois, entregue a sua raiva e o seu ódio a Deus. Não lhe estão a fazer nenhum bem; na verdade, são como um veneno mortal para a sua alma. A Bíblia fala em tom de aviso daqueles que morrem "… na amargura do seu coração, não havendo provado do bem" (Jó 21:25).
Acima de tudo, deixe que o amor de Deus inunde a sua vida. Deus ama-a; Ele ama-a tanto que o Seu filho dispôs-Se a dar a Sua vida para a sua salvação. E ao contrário do amor humano, o Seu amor nunca falhará. Se nunca o fez, abra o seu coração e vida a Jesus Cristo hoje, crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador. A Sua promessa é para si: "Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou …" (João 14:27).
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: