Como é que posso amar alguém de quem não gosto?
Pergunta: Ouvi dizer que a Bíblia nos diz para amarmos os outros, mas na nossa família todos concordam que é impossível amar um dos nossos primos. Ele é insolente e arrogante, e ninguém gosta de o ter por perto. Como se pode amar alguém de que não se gosta? - Srª C.B.
Resposta: Sim, a Bíblia diz-nos claramente para amarmos os outros, mesmo que eles não sejam muito amáveis! Quando perguntaram a Jesus qual era o mais importante da lei de Deus, Ele resumiu-a em dois mandamentos: amar a Deus e amar ao próximo (cf. Mc 12:28-34).
Mas o que significa amar os outros? Com demasiada frequência, receio, nós confundimos gostar de uma pessoa com amá-la. Por outras palavras, pensamos que amar alguém é semelhante a gostar, só que muito mais forte. E isso não é necessariamente errado, até certo ponto; um marido (por exemplo) deve gostar genuinamente da sua esposa e de desfrutar de estar na sua companhia.
Será que isso significa que não podemos amar alguém de que é difícil gostar? Não, não, não se entendermos o tipo de amor que Deus tem por nós. Deus ama-nos não porque sejamos perfeitos, ou mesmo agradáveis, porque não somos. Nós ficamos muito aquém do que Ele quer que sejamos, mas a Bíblia diz que Ele nos ama mesmo assim. E ao contrário de nosso amor pelos outros, o Seu amor significa que Ele quer sempre o que é melhor para nós, embora não o mereçamos.
É deste modo que Deus quer que amemos os outros - por procurar o que é melhor para eles. Não, o seu primo pode não ser agradável, mas já alguma vez pediu a Deus que o transformasse? Já alguma vez saiu da sua rota para lhe revelar amor, mesmo apesar de ele não o merecer? Abra o seu coração e vida ao amor transformador de Cristo, crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador. Depois lembre-se: "Nós O amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: