Como posso conduzir o meu sobrinho ateu à conversão?
Pergunta: O meu sobrinho diz que é um ateu e não quer ter nada com religião ou pessoas religiosas. Ele diz que se alguém quer ser religioso, isso é problema seu, mas ele sente-se ofendido pelas pessoas que o tentam mudar. Como é que posso convencê-lo de que ele está errado? – Srª G.B.
Resposta: Provavelmente não pode convencê-lo; pelo que diz, o seu sobrinho está determinado a reger a sua própria vida, e ele não quer que Deus ou qualquer outra pessoa interfira. O povo do tempo de Jeremias recusou-se a ouvir as suas advertências: "Não adianta", disseram-lhe. "… após as nossas imaginações andaremos: e fará cada um segundo o propósito do seu malvado coração" (Jeremias 18:12).
Porém Deus pode convencê-lo, e é por isso que a coisa mais importante que pode fazer seja orar pelo seu sobrinho. Ore não apenas para que ele perceba que faz muito mais sentido crer em Deus do que não crer n’Ele, mas também para que ele tome consciência do quão vazia e sem esperança é a vida sem Deus. Ore também para que ele encare a sua teimosia, e os perigos de rejeitar os padrões morais de Deus. Ore acima de tudo para que ele se volva para Cristo e abra o seu coração e vida ao Seu poder transformador, crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador.
Será que isso significa que deva desistir de tentar convencer o seu sobrinho de que ele está errado? Não, não necessariamente; Deus pode usar as nossas palavras para abrir alguém para a Sua verdade. Peça a Deus, portanto, para a ajudar a ser sensível para o seu sobrinho, e fale apenas quando ele estiver disposto a ouvir. Como diz a Bíblia, há "… tempo de estar calado, e tempo de falar:" (Eclesiastes 3:7).
O argumento mais convincente que pode apresentar, no entanto, é a de uma vida plena de Cristo. Será que ele vê Cristo em si – o Seu amor, a Sua alegria, a Sua paciência, a Sua esperança? Ninguém pode argumentar com a realidade de uma vida que foi transformada por Cristo.
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: