Como posso sair de uma seita?
Pergunta: Penso que me envolvi com uma seita, e não sei como sair. Eu estava só, depois que o meu marido faleceu, e os membros da seita foram muito simpáticos e acolhedores. Mas agora o nosso líder diz que eu irei para o inferno se os abandonar. Eu tenho receio de sair. O que devo fazer? - Sra E.K.
Resposta: Eu dou graças a Deus por ter tomado consciência do que fez, e oro para que agora tenha a coragem de se libertar desse grupo. Pelo que diz, é de facto uma seita, cujo líder não só torce a Bíblia para conseguir os seus próprios fins, mas também controlar os seus seguidores com punho de ferro.
O que deve fazer? Em primeiro lugar, tome consciência que Deus a ama e não quer que seja escravizada pelo medo e pela culpa. Ele ama-a tanto que enviou o Seu Filho unigénito, Jesus Cristo, ao mundo para nos salvar e nos tornar parte da sua família. Só Cristo pode salvar-nos, e quando nos voltamos para Ele com fé e confiança, tornamo-nos parte da Sua família para sempre. Coloque a sua vida nas Suas mãos, e, depois, alegre-se por Ele a amar e agora Lhe pertencer.
A seguir, tome consciência do facto deste líder de seita (e todo o grupo) não ter autoridade sobre o seu destino eterno. Só Cristo tem essa autoridade, e uma vez que venha a Ele, não precisará de ser dominada pelo medo por mais tempo. A Bíblia diz: "… não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor ... Quem tem o Filho tem a vida" (1 João 4:18; 5:12).
Não discuta com os membros da seita, e não saia desse grupo pouco-a-pouco. Pelo contrário, faça uma ruptura, e recuse ter o que quer que seja com eles. Depois, peça a Deus que a conduza a uma igreja onde não só se sinta bem-vinda, como também cresça na fé, fortalecendo-a.
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: