Como posso impedir que os meus filhos se ressintam de ir à igreja?
Pergunta: Quando era miúdo, eu era obrigado a ir à igreja, mas ficava sempre ressentido e quando me tornei mais velho deixei de ir. Agora, estou casado e tenho dois filhos pequenos, e a minha esposa acha que devemos começar a ir à igreja por amor a eles. Mas como é que posso impedir que se melindrem, como eu? - M.M.
Resposta: Alguma vez já se interrogou porque é que, exatamente, reclamava por ter de ir à igreja? Seria porque a achava aborrecida e desejava poder estar a fazer outra coisa? Ou seria porque simplesmente não gostava que lhe dissessem o que fazer – independentemente do que fosse? E se começasse a ir à igreja de novo, teria os mesmos sentimentos?
Pergunto isto porque a sua atitude (qualquer que ela seja) irá inevitavelmente influenciar os seus filhos. Por outras palavras, se se ressentir de ir à igreja, eles provavelmente irão também ressentir-se. Nunca se esqueça, os nossos filhos aprendem com o nosso exemplo, no melhor ou no pior.
Porém, talvez, Deus esteja a tentar chamar a sua atenção, e esteja a usar essa situação para o conseguir. Neste momento, Deus significa pouco para si; o seu desinteresse na igreja é um sinal disso. Contudo Deus não quer que continue a ser um estranho, e eu oro para que tal não aconteça. Em vez disso, encare honestamente a sua necessidade de Cristo, e, humildemente, abra-Lhe a sua vida crendo n’Ele como seu único e suficiente Salvador, tanto para o seu bem como para o bem da sua família. A maior tragédia que qualquer pai pode cometer é afastar os seus filhos de Deus.
Depois, peça a Deus que o conduza a uma igreja onde não só cresça na sua fé, como os seus filhos estejam desejosos de ir. Muitas igrejas têm programas especiais para crianças que os seus filhos não só desfrutarão, como aprenderão a respeito de Jesus. Jesus disse: "… Deixai vir os meninos a Mim, e não os impeçais …" (Marcos 10:14).
- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: