Questões sobre a fé Cristã (XIX)

Lee StrobelPergunta: Tenho ouvido falar sobre o Evangelho de Tomé. Vale a pena estudá-lo?

Resposta: O Evangelho de Tomé é, de longe, o mais proeminente dos evangelhos gnósticos, que abordámos na questão anterior, e os seus defensores afirmam que são tão fidedignos como Mateus, Marcos, Lucas e João.


     
No entanto, os Evangelhos bíblicos foram escritos no primeiro século, enquanto o Evangeho de Tomé foi escrito, na melhor das hipóteses, cerca de cem anos depois, já bem perto do final do segundo século. Por isso foi escrito numa data mais posterior à vida de Jesus.

     Pior, os seus ensinamentos oscilam entre o antibíblico e o ilógico. Por exemplo, Tomé proclama que a salvação vem de se compreender autenticamente a si mesmo, uma mensagem diametralmente oposta ao evangelho bíblico. Também afirma que Jesus disse: “Se jejuares, trarás pecado sobre ti mesmo; se orares, serás condenado; se deres para a caridade, magorás os teus espíritos”.

     Pior ainda, Tomé cita Jesus, que terá dito: “Bem-aventurado o leão que se torna homem quando consumido pelo homem; maldito o homem que o leão consome, e o leão torna-se homem”. Hã?

     Além disso, Tomé retrata Jesus como sendo antimulheres. A dada altura, Simão Pedro diz-Lhe: “Que Maria saia do nosso meio, pois as mulheres não são dignas da vida”. Supostamente, Jesus respondeu-lhe: “Eu mesmo a guiarei para se tornar homem, para que ela também se torne num espírito vivente semelhante a vós homens. Porque qualquer mulher que se torna homem entrará no Reino do Céu”.

     Isto está obviamente em total contraste com os ensinamentos do verdadeiro Jesus, que considerou as mulheres de uma forma contrária à cultura da época.

     Por estas razões e outras, eu duvido como Tomé em relação ao Evangelho de Tomé. E estou certo de que o verdadeiro Tomé, o autêntico dos evangelhos do novo Testamento, também duvidaria dele e o rejeitaria!

     “Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti… por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.” Lucas 1:3,4

The Case for Christianity Answer Book
(Livro de Respostas em Defesa do Cristianismo)
Answers About The Bible
(Respostas sobre a Bíblia)

Question 19 (Questão 19)
Tradução de Daniel Ferreira 

Questões sobre a fé Cristã (I)
Questões sobre a fé Cristã (II)
Questões sobre a fé Cristã (III) 
Questões sobre a fé Cristã (IV)
Questões sobre a fé Cristã (V) 
Questões sobre a fé Cristã (VI)
Questões sobre a fé Cristã (VII) 
Questões sobre a fé Cristã (VIII)
Questões sobre a fé Cristã (IX)
Questões sobre a fé Cristã (X)
Questões sobre a fé Cristã (XI)
Questões sobre a fé Cristã (XII)
Questões sobre a fé Cristã (XIII)
Questões sobre a fé Cristã (XIV)
Questões sobre a fé Cristã (XV)
Questões sobre a fé Cristã (XVI)
Questões sobre a fé Cristã (XVII)
Questões sobre a fé Cristã (XVIII)

 

Muçulmanos e Cristãos adoram o mesmo Deus?
Porque se é ateu? Qual a razão?
Não crer em Deus é mesmo loucura - falta de inteligência

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário