Porque não posso ser livre para fazer o que quero, desde que não magoe ninguém?

Billy Graham Pergunta: Fico sentido com os meus "amigos" Cristãos que pensam que são superiores a mim e têm o direito de me dizer como devo conduzir a minha vida. Eu sou livre de fazer tudo o que quiser, desde que não magoe ninguém. - C.C.

Resposta: Ninguém gosta de uma pessoa orgulhosa, arrogante, que pensa que é melhor do que todos e, portanto, se julga no direito de dizer a todos como viver. Deus prometeu: "… farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos" (Isaías 13:11).

     Mas já alguma vez lhe ocorreu que os Cristãos a que se refere podem realmente ser seus verdadeiros amigos, mesmo que não os veja dessa forma? Eles estão genuinamente preocupados consigo; na verdade, eles estão tão preocupados que estão dispostos a arriscar o seu desprezo para tentar ajudá-lo. Eles sabem que envereda por um caminho errado na vida que, eventualmente, só lhe irá trazer desastre, e eles não querem que isso lhe aconteça, porque eles amam-no e preocupam-se consigo. Eu cito muitas vezes o aviso da Bíblia: “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte” (Provérbios 16:25).

     Como facilmente reconhecerá, está a faltar-lhe uma importante verdade: mesmo que pense que não está a magoar ninguém pelas suas ações, ainda vai acabar por se magoar a si mesmo. Não pode viver como se não houvesse regras e conviver com essa situação; acabará por ser vítima disso.

     A ironia é que, enquanto fica ofendido com o que vê como orgulho nos outros, fica cego para o seu próprio orgulho - um orgulho tão intenso que o faz pensar que não precisa de Deus. Mas precisa, e a minha oração é que encare a sua necessidade de Cristo e se volte para Ele em arrependimento e fé, crendo n’Ele como seu Salvador. A sua vida nunca mais será a mesma.

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário