Quando nos acontecem más coisas, será punição de Deus?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Quando algo de mau nos acontece, estará Deus a punir-nos por algo que fizemos de errado? Eu estou a ser sujeita a quimioterapia para o cancro da mama, e interrogo-me sobre o que terei feito para merecer isto. Será errado pensar desta forma? – Srª V.K.   

Resposta: Não, não é necessariamente errado interrogarmo-nos sobre a razão de Deus permitir que algo de mau nos aconteça. Jó, no Antigo Testamento fez a mesma pergunta depois de ter perdido tudo o que tinha, inclusive a sua saúde. Ele clamou a Deus: "… que mal te fiz a Ti …? Porque fizeste de mim um alvo para Ti? …" (Jó 7:20, RA).
 
    Na realidade, contudo, muitas vezes não sabemos porque razão as coisas más nos acontecem, ou a razão de Deus as permitir. Um dia, no Céu, entenderemos – não, porém, agora. Vivemos num mundo decaído, imperfeito, cheio de doença e sofrimento, e nenhum de nós está isento do seu sofrimento e morte. Isto aconteceu, diz a Bíblia, porque o pecado - como um vírus espiritual mortal - invadiu o mundo.

     A Bíblia pode não responder à questão da razão de algo mau nos ter acontecido - mas diz-nos algo muito mais importante. Diz-nos que Deus sabe aquilo por que estamos a passar, e que Ele nos ama e nos quer ajudar. Lembre-se: Deus sabe o que é sofrer, porque o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, sofreu e morreu na cruz por nós.

     Não se revolte contra Deus, nem pense que Ele a abandonou – porque tal não aconteceu. Deus ama-a e quer entrar na sua vida e dar-lhe esperança – esperança para agora, e esperança para o futuro. Peça ao Senhor que entre na sua vida, crendo hoje no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador. Depois, agarre-se à Sua promessa: "Não te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13:5). Que Deus a abençoe.
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 16AGO26
Rir para não chorar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 16 de outubro de 2026

José Carvalho 11AGO26
Pressa para chegar a lado nenhum

Tema abordado por José Carvalho em 11 de outubro de 2026

Carlos Oliveira 07AGO26
Metáfora da tecnologia digital

Tema abordado por Carlos Oliveira em 09 de outubro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8,9

Estudo realizado em 14 de outubro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário