Orar pela paz no mundo, ajuda?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Eu acho que não adianta orar pela paz mundial ou pelos nossos governantes ou coisas semelhantes. Que benefício tem advindo daí? Temos tantos problemas que nós nunca vamos resolvê-los todos, e a oração não vai alterar isso. - J.L.
Resposta: Concordo consigo num ponto: O nosso mundo enfrenta uma multiplicidade de problemas que parecem quase insolúveis. Porém isso deve fazer-nos orar mais - não menos! Nós não conseguiremos resolver os nossos problemas sozinhos; precisamos da ajuda de Deus, e é por essa razão que devemos orar.
Eu espero que pare e pense sobre o que escreveu. O que está realmente a dizer é que Deus não se importa com o que se passa no mundo - ou se Ele se importa, Ele não consegue fazer nada quanto a isso. Todavia isso não é verdade. De um extremo da Bíblia ao outro, descobrimos que Deus não só nos criou, como Se importa profundamente com o que nos acontece. O mal é real, e assim também o sofrimento humano. Contudo Deus não nos abandonou – e a prova é que Ele enviou o Seu Filho unigénito ao mundo para nos trazer de volta a Si.
E Deus também intervém nos assuntos humanos - mesmo quando não percebemos isso. A Bíblia diz: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o Seu ouvido agravado, para não poder ouvir" (Isaías 59:1). Ele também responde às orações do Seu povo - é por isso que a Bíblia nos manda orar pelos nossos governantes (veja 1 Timóteo 2:1-4). Quanto pior seria o nosso mundo se as pessoas não orassem!
Incito-o a encarar a sua própria necessidade de Deus e, humildemente, a abrir o seu coração e vida a Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu Salvador. Depois ore pelos nossos governantes, para que eles tenham a sabedoria de Deus a fim de tratarem dos nossos problemas.