Porque é mau usar linguagem profana?

Billy Graham

Pergunta: A minha esposa cai sempre sobre mim porque diz que sou muito profano na minha linguagem (como usar o nome de Jesus ou de Deus em vão). Admito que, provavelmente, blasfemo muito, mas todos os meus amigos fazem o mesmo, e nós realmente não o fazemos com qualquer significado. Porque é que é tão errado? - M.W.   

Resposta: Uma das razões porque é errado deve-se ao facto de Deus nos ter ordenado a não utilização indevida do Seu nome ou de O tratar descuidadamente no nosso discurso. Um dos Dez Mandamentos declara: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão …" (Êxodo 20:7).
 
     Porque é que Deus disse isso? A razão é porque, quando usamos o nome de Deus (ou o nome do Seu Filho, Jesus Cristo) de uma maneira descuidada ou profana, estamos a revelar o nosso desrespeito por Ele. Se alguém o tratar a si de forma desrespeitosa, provavelmente vai ficar aborrecido, ou mesmo indignado. Quando tratamos Deus de forma desrespeitosa, estamos a dizer que Ele não é importante para nós, e não queremos nada com Ele. Estamos a tratá-lO com desprezo - e isso está errado.

     O nosso discurso mostra o que realmente está no nosso interior - e para ser franco, o seu discurso revela que Deus não é importante para si. Diz que, juntamente com os seus amigos "realmente não o fazemos com qualquer significado" - mas esse é exactamente o problema: Deus não tem qualquer significado para si. Se Ele significasse algo, não usaria o Seu nome tão desrespeitosamente.

     Contudo, a minha oração não é simplesmente para que deixe de profanar, (embora eu espere que o faça). A minha oração é para que perceba a sua necessidade de se arrepender e de buscar o perdão de Deus, e de voltar a sua vida para Jesus Cristo. Deus ama-o, e Cristo deu a Sua vida por si. A decisão mais importante que alguma vez fará é render-Lhe a sua vida, crendo n’Ele como seu Salvador.
 
- Billy Graham

Sermões e Estudos

David Gomes
Muralhas

Sermão proferido por David Gomes em 17 de novembro de 2019

Marcos Roque
Fé transformadora

Sermão proferido por Marcos Roque em 01 de novembro de 2019

Peter Cerqueira
O mal que ameaça crianças ... todos

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 01 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:22,23 em 20 de novembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário