O que posso fazer pelo meu amigo deprimido com cancro em fase terminal?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Eu tenho uma amiga que estava sempre bem-disposta, otimista, independentemente do que lhe acontecia. Mas agora foi-lhe diagnosticado um cancro incurável, e ela realmente afundou-se numa espiral emocional. O que aconteceu a todo o seu otimismo? – Srª A.R.
Resposta: Eu não sei, é claro, mas pode querer perguntar-lhe, se ela confia em si mesma e faça-lhe saber que não está a criticá-la. Lembre-se das palavras da Bíblia: "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo (a lei do amor)" (Gálatas 6:2).
Provavelmente já percebeu que algumas pessoas são naturalmente radiantes e otimistas (exatamente como outras tendem a ser naturalmente pessimistas e olham sempre para o lado negro das coisas). Mas quando uma pessoa otimista enfrenta algo que lhe deixa pouco ou nenhum espaço para o otimismo, a realidade fixa-se e ela pode ter um tempo muito difícil com que lidar. (Porém, uma pessoa manter-se otimista no meio de algo tão grave como a situação da sua amiga seria viver uma mentira).
Algures na sua carta, nota que a sua amiga nunca foi particularmente religiosa, e isso, creio eu, está na raiz da sua confusão. Ela sabe que um dia, em breve, irá morrer - e o que acontecerá, então? Talvez ela nunca tenha pensado sobre a eternidade, ou pelo menos tenha expulso tal pensamento da sua mente. Todavia a morte é real, e um dia todos nós temos de morrer e comparecer perante Deus.
Ore pela sua amiga. Ore também para que Deus a use dando-Lhe a conhecer o Seu amor - e ela responda, rendendo a sua vida a Jesus Cristo, crendo n’Ele como seu Salvador. Então, ela poderá encarar a morte com alegria e paz, em vez de medo ou depressão. A promessa de Jesus é verdadeira: : "… quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11:25).
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia: