Deus ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

Pergunta: Eu sempre tentei fazer o meu melhor e viver de acordo com a afirmação da Bíblia que diz que "Deus ajuda quem se ajuda", porque eu quero ir para o Céu quando morrer. Mas, recentemente, uma amiga disse que acha que isso pode não ser o que a Bíblia quer dizer com esta declaração. Ela está certa? - Srª. L.F.    

Resposta: Esta afirmação, de facto não se encontra na Bíblia, por isso, nesse sentido, estão ambas incorretas. E a declaração em si está errada - pelo menos se a tomarmos como nosso guia de vida. Passo a explicar.
 
     Como pode ver, por detrás dessa afirmação jaz a crença de que a nossa salvação depende de nós, e que se nós formos tão-somente suficientemente bons, Deus nos  brindará com a vida eterna. Ele pode ajudar-nos ao longo do caminho (como sugere a declaração), mas no fim de contas Deus pesará as nossas boas ações contra as nossas más ações, e se nós tivermos bastantes boas obras, Ele deixar-nos-á então entrar no Céu.

     Porém isto não é o que a Bíblia ensina. Na verdade, a Bíblia ensina o contrário - porque diz-nos que independentemente de quão bons sejamos, nós nunca seremos suficientemente bons para ganhar o nosso acesso ao Céu. A razão é porque Deus é absolutamente perfeito e puro, e até mesmo um único pecado - apenas um - seria suficiente para nos vedar o Céu. A Bíblia diz: "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos" (Tiago 2:10).

     É por isso que precisamos de Cristo, pois na cruz todos os nossos pecados - sem exceção - foram colocados sobre Ele, e Ele morreu em nosso lugar. A Bíblia diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23). Receba já este dom (presente), confiando apenas em Cristo para a sua salvação.
- Billy Graham

Sermões e Estudos

José Carvalho
Amor

Tema abordado por José Carvalho em 29 de novembro de 2020

Carlos Oliveira
A busca permanente

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de novembro de 2020

David Gomes
Entre a espada e a parede

Tema abordado por David Gomes em 22 de novembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:16 em 25 de novembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário