Deus ajuda realmente aqueles que se ajudam a si mesmos?

Billy Graham

 
Pergunta: Toda a minha vida eu ouvi a expressão: "Deus ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos ", e eu acho que a nossa sociedade seria muito melhor se as pessoas se esforçassem mais arduamente. Onde é que isto se encontra na Bíblia? – Srª S.L.K.    

Resposta: Realmente, esta frase não se encontra na Bíblia, e apesar de estar certa, até certo ponto, não é totalmente exacta, à luz do ensinamento da Bíblia. Permita-me que explique.
     Por um lado,  tem razão: as pessoas precisam de se esforçar e serem responsáveis pelos seus actos, e quando não são, a sociedade sofre (como eles). Deus não quis que nós passássemos as nossas vidas em busca de prazer ou de facilidades; Ele deu-nos trabalho para realizarmos, e até mesmo as tarefas comuns são importantes quando são feitas para Ele. A Bíblia diz: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Eclesiastes 9:10). Quando fazemos isso, Deus abençoa os nossos esforços.

     Mas por outro lado, estamos dependentes de Deus para tudo - até para o próximo respiro de que precisamos. É fácil esquecer isso e pensar que somos suficientemente fortes para fazer tudo o que queremos fazer - porém não somos. Precisamos de depender de Deus, e Ele deve estar no âmago de tudo o que fazemos. A Bíblia diz que Ele "é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera" (Efésios 3:20).

     Contudo, nunca se esqueça que independentemente do nosso esforço, nós nunca podemos ganhar o favor de Deus ou salvarmo-nos a nós mesmos pelos nossos próprios esforços. Precisamos de Cristo, porque mesmo os nossos melhores esforços estão manchados pelo pecado. Já creu n'Ele como seu Salvador? Confia somente n’Ele para a sua salvação?
- Billy Graham

Sermões e Estudos

José Carvalho
Vivendo acima da média

Sermão proferido por José Carvalho em 16 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 19 de setembro de 2018

David Gomes 09SET18
A Ambição

Sermão proferido por David Gomes em 09 de setembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:2 em 12 de setembro de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário