Não permita que os ídolos tomem o lugar de Deus na sua vida

Billy Graham

Questão: Noutro dia o pregador falou sobre ídolos, e ele disse que ídolo pode ser qualquer coisa – o nosso dinheiro, o nosso trabalho, ou algo semelhante. Sempre pensei que ídolos eram simplesmente figuras religiosas esculpidas ou talhadas. Terá sido correcto chamar ídolos àquelas coisas? – Srª C. H.

Resposta: Um ídolo é qualquer objecto que as pessoas adoram – por isso sim, ele estava certo ao rotular coisas como ídolos modernos. Algumas pessoas hoje adoram o seu dinheiro ou a sua posição social ou as suas possessões exactamente de modo tão devoto como as pessoas adoravam uma imagem feita de ouro ou madeira ou pedra no mundo antigo.
     Certamente que a diferença é que a maioria das pessoas não pensa no dinheiro (por exemplo) como um ídolo, ou como algo que adorem. Contudo, na realidade, muitas pessoas fazem-no; toda a sua vida está focalizada em dinheiro, e servem-no exactamente tão fielmente como outras pessoas servem um ídolo literal. Na realidade, o dinheiro tem-se tornado seu senhor, e eles têm-se tornado servos dele. Por outras palavras, o dinheiro tem tomado o lugar de Deus nas suas vidas. Jesus avisou, “Ninguém pode servir a dois senhores … Não podeis servir a Deus e a Mamom (ou, Dinheiro)” (Mat. 6:24).

     A Bíblia apresenta-nos dois importantes avisos sobre os ídolos (qualquer que seja a forma que assumam). Primeiro, avisa-nos que são falsos; só Deus pode satisfazer as nossas mais profundas necessidades morais e espirituais. Segundo, avisa-nos que nada deve tomar o lugar de Deus nas nossas vidas. A Bíblia diz, “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança” (Êxodo 20:4).

     Existem ídolos na sua vida – coisas que permitiu que ocupem o lugar legítimo de Deus? Combata-os … arrependa-se deles … e depois torne Cristo o único centro da sua vida.
- Billy Graham

Sermões e Estudos

David Gomes 10FEV19
O silêncio de Deus

Sermão proferido por David Gomes em 10 de fevereiro de 2019

FranciscoCorreia 03FEV19
Como Deus nos consola

Sermão proferido por Francisco Correia em 03 de fevereiro de 2019

Carlos oliveira 27JAN19
A beatitude esquecida

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 27 de janeiro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:12 em 13 de fevereiro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário