Os seres humanos fazem parte do reino animal?

Billy Graham

 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaGosto mais de animais do que de pessoas. Se pudesse ter um exemplar de cada espécie como animal de estimação, seria a pessoa mais feliz do mundo, mas tenho de me limitar a um cão e a um gato porque vivo num pequeno apartamento arrendado. Dou-me muito melhor com o reino animal, razão pela qual me tornei cuidador profissional de animais, qualificado para tratar desde alpacas até zebras. Quando participei numa convenção de donos de animais de estimação (com os meus animais), a oradora cristã e ambientalista fez uma afirmação que nunca tinha ouvido. Disse que os seres humanos são uma forma do reino animal. Afirmou ainda que é isso que a Bíblia também ensina. Mas, por muito que eu ame os meus animais, espero sinceramente que isso não seja verdade! — A.L.

Resposta: A nossa alma distingue-nos de todas as outras criaturas vivas, e é isso que nos torna únicos. É também isso que nos torna plenamente humanos.

     Os defensores de algumas correntes ambientalistas parecem, por vezes, adorar não o Deus do Céu, mas o deus da natureza. Esta é uma forma perigosa de idolatria. Sempre que a vida animal se torna, aos nossos olhos, mais sagrada do que a vida humana, perdemos de vista as prioridades que Deus estabeleceu.

     Embora os animais tenham sido criados "segundo a sua espécie", a Bíblia afirma claramente que "Deus criou o homem à sua própria imagem" (Génesis 1:27).

     Deus trouxe os animais a Adão "para este ver como lhes chamaria" (Génesis 2:19). Imagina a criatividade que Deus lhe concedeu! O nome que Adão deu a cada ser vivente passou a ser o seu nome.

     Os animais são um dos muitos e variados dons que Deus concedeu à humanidade, e Ele cuida de todos os seres vivos. A Bíblia declara que "Meu é todo o animal da floresta" (Salmo 50:10), e o salmista proclama: "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor" (Salmo 150:6).

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

 


 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 10JULI26
O meu "crer" é o correto?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 10 de julho de 2026

Carlos Oliveira 03JULI26
Por que dividir a Bíblia corretamente?

Tema abordado por Dário Botas em 05 de julho de 2026

Carlos Oliveira 03JULI26
Therians

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de julho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 08 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário