Sei que a profundidade da ira humana é causada pelo pecado, mas porque razão Deus Se ira?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Sei que a profundidade da ira humana é causada pelo pecado, mas por que razão Deus Se ira? – C.A.
Resposta: A Bíblia diz-nos que Deus “é tardio em irar-se” (Naum 1:3). Ele é paciente para além da capacidade humana. Contudo, há muitos casos em que a ira de Deus é revelada. O profeta Naum pregou que Deus tomaria vingança do mal. “Não tem por inocente o culpado.” Quem são os culpados? Aqueles que quebram a lei de Deus — e todos nós quebrámos a lei de Deus.
A humanidade julga através de uma lente humana, e não através da lente das Escrituras. A verdade é que a ira de Deus é sempre perfeita; a ira do homem é pecaminosa. Ela conduz à amargura e à dor. A ira humana é uma força destrutiva. Podemos vencer a nossa ira, em vez de sermos constantemente vencidos por ela? Sim! Com a ajuda de Deus. A ira de Pedro foi transformada em ousadia a favor de Cristo. A ira de Paulo contra os Cristãos foi substituída por uma paixão ardente para anunciar o Evangelho.
O homem pode pensar que escapa à injustiça, mas nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o homem fica impune. O pecado conduz ao arrependimento ou à retribuição. “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça” (Romanos 1:18).
Quando a ira de Deus é despertada, Ele usa frequentemente o poder da natureza para demonstrar o juízo iminente. “O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1:3). Assim, as nuvens de tempestade movem-se rapidamente, como pés santos que levantam o pó da ira contra o pecado e a desobediência do homem, porque o plano de Deus é ter comunhão com a humanidade, e não conflito.
A história da humanidade é, em grande parte, a história da sua ira. Mas a ira dissipa-se quando o Espírito de Deus enche os nossos corações.
- Billy Graham



