O que significa realmente alegria?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Vejo a palavra “Alegria” em canecas de café, quadros, t-shirts e livros, mas raramente encontro alguém que demonstre verdadeira alegria — apenas um sorriso ou uma gargalhada momentânea. O que significa realmente alegria? – H.J.
Resposta: A palavra “alegria” praticamente desapareceu do nosso vocabulário atual. Uma das razões é que confundimos alegria com felicidade e passámos a acreditar que ela se encontra no prazer, na segurança e na prosperidade. Ao fazê-lo, porém, acreditamos numa mentira que vem de Satanás.
O apóstolo Tiago não disse: “Tende grande alegria quando vos sentardes numa cadeira confortável.” Ele escreveu: “ Meus irmãos, tende grande gozo [ou, alegria] quando cairdes em várias tentações” (Tiago 1:2). Porquê? Porque isso produz atributos piedosos que nos ajudam a atravessar as dificuldades da vida. Ele continua: “Sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:3–4).
A alegria não é o mesmo que felicidade — embora possam sobrepor-se. A felicidade depende das circunstâncias; a alegria depende de Deus. A felicidade desaparece quando a vida se torna dolorosa; a alegria continua e pode até crescer, mesmo no meio da doença, da dor e de diversos problemas.
A alegria vem de um relacionamento vivo e vital com Deus. Vem do saber que este mundo é apenas temporário e que, um dia, estaremos com Deus para sempre. Vem do facto de que, embora ainda não vejamos Deus, cremos n’Ele, obedecemos-Lhe e vivemos para Ele com uma alegria gloriosa — por causa d’Ele (ver 1 Pedro 1:8).
A alegria encontra-se apenas no Senhor Jesus Cristo, “Autor e Consumador da fé, o Qual pelo gozo [ou, alegria] que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta; e assentou-Se à dextra do trono de Deus.” (Hebreus 12:2).
- Billy Graham



