As histórias da Bíblia são reais?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Cresci a ouvir histórias bíblicas sobre Daniel na cova dos leões, a arca de Noé e os animais, e o mar a abrir-se, recuando as suas águas poderosas para que Israel atravessasse em terra seca. Essas histórias ficaram gravadas na minha memória, mas apercebo-me de que provavelmente são mais ilustrações do que relatos verdadeiros. Se eu pudesse ver algo tão milagroso, talvez cresse — mas tenho de admitir que parecem sensacionalistas. – M.R.
Resposta: Ouvimos quase todos os dias histórias de atos heróicos; seja alguém resgatado de um incêndio ou de uma inundação, ou alguém retirado de um acidente em chamas. Elogiamos os socorristas e suspiramos de alívio pelas vítimas maravilhosamente salvas! Os resultados dessas missões de resgate tornam-se parte da história, mesmo as que aconteceram antes de termos nascido. Vemos documentários e filmes sobre grandes batalhas ao longo dos séculos e acreditamos neles não porque lá tenhamos estado como testemunhas, mas porque acreditamos nessas histórias pela fé.
Ao longo dos séculos, as pessoas não quiseram acreditar nos relatos encontrados na Bíblia e rejeitaram a verdade. A natureza humana diz: “Não estivemos lá para testemunhar essas coisas por nós próprios. Como podemos acreditar numa história que afirma que Deus criou o homem e a mulher, que eles desobedeceram a Deus, que foram tentados por Satanás, que escolheram acreditar na mentira de Satanás em vez da promessa de Deus, e que agora toda a humanidade precisa de ser salva do pecado pelo sacrifício de Cristo na cruz?”
Quer creiamos ou não, isso não muda a verdade. O problema é que a natureza humana não exerce fé na verdade da Palavra de Deus. Deus colocou em cada alma um anseio por O conhecer. Mas o pecado é uma barreira que nos impede de conhecer Jesus Cristo como Salvador e Senhor pessoal. Estamos presos a essa barreira do pecado, a menos que sejamos libertos dela. Isso é gloriosamente realizado pela graça salvadora de Jesus Cristo (ver Efésios 2:8).
- Billy Graham



