O que aconteceu para que a vida centrada no ego se tornasse tão absorvente?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaOs autores de autoajuda, podcasters e oradores famosos enchem as mentes das pessoas com propaganda que oscila entre dizer-nos o quão maus pensamos ser e o quão grandiosos podemos ser se nos mergulharmos nos seus programas de autodescoberta, autoavaliação e autoestima — tudo com o objetivo de ensinar as pessoas a viver “a boa vida” sem dor nem esforço. Tudo isto é promovido por autoproclamados “coaches de vida” com programas sobre “como viver a vida”. Quando eu era jovem, não havia esta obsessão em agradarmo-nos a nós mesmos. Aprendíamos que a vida era trabalhar arduamente, ser honesto e fazer algo pelos outros. O que aconteceu para que a vida centrada no “eu” se tornasse tão absorvente? É uma total perda da realidade! – L. C.

Resposta: A maioria das pessoas anseia por uma coisa: paz interior. As pessoas procuram respostas de novas maneiras enquanto os seus corações se agitam como um mar inquieto. A cultura moderna diz: esforça-te por ter um corpo saudável, acumula riqueza, alcança uma boa relação e uma posição importante. Não há nada de errado com essas realizações, mas elas não acalmam a inquietação. Podemos tentar mil coisas diferentes e continuar vazios, enquanto o espírito humano continua a lutar em busca de valor.

     As redes sociais dão às pessoas uma plataforma para se expressarem. Por impulso, publicam uma variedade de emoções e esperam apenas alguns segundos por uma resposta — expondo corações partidos e mentes confusas com um simples clique. Raramente são incentivadas a voltar-se para Deus (embora alguns sites de base cristã ofereçam aconselhamento bíblico).

     A Bíblia fala sobre “paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7). A verdadeira realidade encontra-se no Senhor Jesus Cristo. “O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração” (Salmo 33:11).

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário