Poderá realmente haver liberdade sem a verdadeira verdade?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A liberdade de expressão tem sido uma marca da nossa nação, mas receio dizer que está a tomar o lugar da verdade. Poderá realmente haver liberdade sem a verdadeira verdade? — F. T.
Resposta: “A verdade, toda a verdade e nada mais do que a verdade, assim me ajude Deus” — este é um juramento bem conhecido. Precede o testemunho sob juramento de uma testemunha que se compromete a falar a verdade — aconteça o que acontecer. Se mais tarde se provar que a testemunha mentiu sob juramento, pode ser acusada do crime de perjúrio. Isto não acontece apenas nos Estados Unidos; juramentos semelhantes são usados nos tribunais de muitos países.
Tem havido um grande desvio da verdade, e muitas vezes aqueles que são descobertos como mentirosos permanecem impunes. No entanto, a Bíblia adverte que, quando o juízo chegar, o castigo também virá.
A grande busca da vida sempre foi encontrar a verdade. As universidades estão cheias de pessoas que procuram conhecer a verdade. Mas, muitas vezes, quando a encontram, rejeitam-na e voltam-se noutra direção para procurar uma “verdade” que as faça sentir-se melhor na sua rebelião contra a verdade.
Uma das expressões mais fortes e frequentemente usadas pelo Senhor Jesus foi esta: “Em verdade vos digo”. O Senhor não disse que conheceríamos uma verdade; Ele falou a verdade. A Bíblia não apenas contém a verdade de Deus; Jesus é a Verdade. Ele é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. O salmista declarou: “A Tua Palavra é a verdade…” (Salmo 119:160).
Se as nossas mentes e corações não estiverem cheios da verdade de Deus, outra coisa tomará o seu lugar. Há aqueles que procuram a liberdade mais do que a verdade. São livres para rejeitar a verdade, mas a liberdade que escolhem não os libertará. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
- Billy Graham



