Devemos simplesmente escolher uma igreja qualquer e mandar baptizar o nosso filho?

Billy Graham Code
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaEu e o meu marido, ambos Cristãos, não temos frequentado a igreja nos últimos anos, mas desde que tivemos um filho, começámos a olhar para a vida de forma diferente e talvez a reconhecer o valor de ter uma vida inserida numa comunidade de fé. Não gostamos da ideia de estar entre os chamados “sem religião”. Devemos então simplesmente escolher uma igreja qualquer e mandar baptizar o nosso filho? – C.C.

Resposta: É louvável que como pais queiram estabelecer a vida do vosso filho na igreja. Contudo, o importante é comprometerem-se como pais em educar o vosso filho segundo a Palavra de Deus, levando-o à fé em Cristo para que ele seja salvo, não mandá-lo batizar. A Bíblia diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

     Como podem os pais ensinar os filhos se eles próprios não se instruem na verdade do Evangelho e não vivem segundo os seus princípios? Quando alguém recebe a salvação pela fé em Cristo, Deus desperta o desejo de conhecer a Sua verdade e de ter comunhão com outros crentes. Ele capacita os pais a edificarem um lar espiritual e uma base firme de que os filhos necessitam para crescer — física, intelectual, e sobretudo, espiritualmente. Orem por orientação ao procurar uma igreja onde a Bíblia seja pregada e onde Cristo seja exaltado.

     As crianças precisam desesperadamente da orientação dos pais. Sejam um exemplo com consistência. Se os pais escolhem más companhias ou são incoerentes entre o que dizem e o que fazem, será difícil ajudar os filhos a discernir o bem do mal. As crianças detetam facilmente a hipocrisia, e isso pode ter consequências graves à medida que crescem. Por isso, é essencial que o pai e a mãe sejam firmes e justos, e que corrijam com amor. Sejam um exemplo tanto nas palavras como nos atos, e caminhem de forma coerente com Cristo, começando por crer verdadeiramente n'Ele como vosso único e suficiente Salvador.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário