A nossa fé em Deus não é também uma espécie de compromisso?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Há um ataque ao Juramento de Lealdade nos Estados Unidos e este praticamente desapareceu das salas de aula. As pessoas dizem que o compromisso, ou fazer promessas, é enganador porque não podemos fazer promessas que não podemos cumprir. Que coisa terrível para ensinar aos nossos filhos. A nossa fé em Deus não é também uma espécie de compromisso? – P.A.
Resposta: Enquanto estivermos na Terra, possuímos dupla cidadania. Por um lado, devemos lealdade à nossa nação e somos chamados a ser bons cidadãos. Mas os Cristãos são também cidadãos do reino de Deus. Ao confiarmos em Cristo, Deus dá-nos o Seu Espírito como um selo. Ele é também o nosso compromisso ou garantia. “Deus… também nos selou e deu o penhor [ou garantia, compromisso] do Espírito em nossos corações.” (2 Coríntios 1:21–22).
Nos dias do apóstolo Paulo, os comerciantes viam um compromisso como uma forma de realizar três funções: servia como um pagamento inicial que formalizava um acordo, caracterizava um compromisso de compra e era um exemplo do que estava para acontecer.
Ao adquirirmos um carro novo, assumimos o compromisso de efetuarmos um pagamento inicial que sela um acordo. Esse pagamento também simboliza o nosso compromisso de quitar o saldo restante do valor da compra.
É exatamente isso que o Espírito Santo nos assegura ao nos oferecer o “penhor da nossa herança” (Efésios 1:14). Como certa vez disse o afamado missionário Adoniram Judson: “A perspectiva é tão radiante quanto as promessas de Deus.”
De uma ponta à outra da Bíblia, Deus assegura-nos que nunca voltará atrás nas Suas promessas. A fé salvadora é um compromisso com Jesus como Salvador e Senhor. É uma decisão pessoal e individual. É mais do que concordar com uma verdade histórica ou teológica que nos foi dada. É a fé nas promessas de Deus como a esperança do crente para a vida eterna.
- Billy Graham