Porque se pensa que a filosofia produz sabedoria e é a sabedoria o poder para se viver a vida cristã?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaComo estudante de filosofia, quando ouço palestras sobre o tema, não tenho a certeza se concordo que a filosofia seja o estudo da sabedoria e a aprendizagem de como pensar. Porque é que se pensa vulgarmente que o estudo da filosofia produz sabedoria, e esta é o poder para se viver a vida cristã? – W. W.

Resposta: A humanidade prefere confiar nas suas próprias ideias do que confiar na autoridade da Palavra de Deus. A humanidade rejeita a sabedoria de Deus porque O rejeita e, por isso, chama à Sua mensagem de verdade louca.

     A humanidade tentou explicar a verdade através da filosofia, que é simplesmente a sabedoria humana sem autoridade. Esta pergunta é feita na Bíblia: “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela Sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:20–21).

     Os antigos estudiosos, filósofos e argumentadores estão mortos. Ouvimos agora novos estudiosos, filósofos e argumentadores através de todos os meios de comunicação; ainda assim, o mundo está em crise para descobrir a paz e procura freneticamente a verdade. A Bíblia diz: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus” (Salmo 46:10).

     A sabedoria do mundo tornou-nos insensíveis e duros. A nossa sabedoria natural, tal como ensinam as Escrituras, não vem de Deus, mas é terrena e animal (sensual). Onde podemos procurar a sabedoria? Não há maior recurso do que a Palavra de Deus – a Bíblia. Na Sua sabedoria, Deus sabe que uma vida descontrolada é uma vida infeliz, por isso Ele coloca rédeas nas nossas almas rebeldes para que possam ser direcionadas para os caminhos da justiça. O segredo do poder do Cristianismo não está na sua ética, nas ideias cristãs ou na filosofia. O segredo do Cristianismo encontra-se no Senhor Jesus Cristo, que é Sabedoria.

- Billy Graham

 (Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
 
 
 
 

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário