A fé cristã deveria atualizar a sua narrativa para alargar a sua base?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Eu considero-me um Cristão e vou fielmente à igreja, mas não aceito muitas histórias da Bíblia porque elas simplesmente não são lógicas. Pessoas sem instrução podem achar toda a Bíblia aceitável (como nascer de novo ou tornar-se uma nova criação), mas pessoas instruídas não receberão coisas que simplesmente não fazem sentido. Não parece que a fé cristã deveria atualizar a sua narrativa para ampliar a sua base? – C. S.
Resposta: Muitas pessoas pensam que Cristo falou apenas com os desfavorecidos ou com as crianças. Um dos Seus maiores encontros durante o Seu ministério de ensino foi com um intelectual. O nome deste homem era Nicodemos. Este tinha um sistema filosófico e teológico muito rígido e era um bom plano, com Deus no centro. Contudo, este “intelectual” estruturou o seu sistema religioso filosófico sem o novo nascimento – encontrado apenas no Senhor Jesus Cristo!
O que Jesus, o carpinteiro de Nazaré, disse a este homem instruído? Parafraseando João 3, Ele disse: “Nicodemos, sinto muito, não te poder explicar isso. Viste algo que te incomoda, que não se ajusta ao teu sistema. Admites que sou mais do que um homem comum; que Eu ajo com o poder de Deus. Isso pode não fazer sentido para ti, mas não posso explicar porque as tuas suposições não permitem um ponto de partida. Nicodemos, para ti tal não é “lógico”. Nada nos teus padrões de pensamento permite tal. Não consegues ver com discernimento enquanto não nasceres espiritualmente. Simplesmente terás que nascer de novo.”
Há muitos que se sentam em algumas igrejas semana após semana, ano após ano, sem ouvir todo o Evangelho e sem saber o que é nascer de novo. Eles ouvem um evangelho que está incompleto. Não somos livres para escolher as partes da Bíblia em que queremos crer ou obedecer. Deus deu-nos tudo e devemos ser obedientes a tudo.
- Billy Graham