Será que posso superar esta dor?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: O luto está-me a ser pesado. Por vezes, sinto-me paralisado. Estive tão envolvido na minha carreira que deixei de cuidar dos meus pais idosos que morreram sem entes queridos ao seu redor. É algo que não posso anular. Será que posso superar esta dor? – G. S.
Resposta: O luto pode matar uma pessoa emocional e fisicamente. Se não for combatido com a força e o poder de Deus, a nossa fraqueza pessoal pode debilitar-nos. Um ataque de luto pode fazer com que as pessoas pensem que estão a enlouquecer. A pessoa aflita pode perder a capacidade de concentração, o que aumenta o pânico. Isso pode levar, então, à paralisia emocional. Culpa, raiva, ressentimento e pânico são algumas das faces do luto. Nenhuma dessas reações é anormal.
Como soldados que vão para a batalha, precisamos de estar preparados para o luto, mas a cultura de hoje não nos prepara para isso. O que precisamos mais do que qualquer outra coisa durante os momentos de dor é de um amigo que esteja conosco, alguém que não nos deixe. O Senhor Jesus Cristo é esse amigo. O Senhor prepara-nos para enfrentar as tempestades da vida. Ele diz-nos para termos fé n’Ele. Ele disse-nos que estará sempre connosco e que não nos deixará, nem nos abandonará (Hebreus 13:5). Muitas vezes é preciso aquela “faca no nosso coração” para sermos conduzidos a Ele. A nossa fé depende de Deus, e quando entramos no vale da dor, precisamos da Sua ajuda ou nunca venceremos a tristeza que nos oprime.
Quando pertencemos a Cristo, Ele oferece perdão e fortalece-nos para vencer as nossas falhas e pecados. Podemos levar-Lhe os nossos cuidados e ansiedades, que Ele nos ajudará. A Bíblia diz para enchermos as nossas mentes com coisas que são verdadeiras, honestas, puras e amáveis “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos, em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7).
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)