De onde veio o mal e porque Deus o permite?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

PerguntaDe onde veio o mal e porque Deus o permite? – E. O.

Resposta: Teólogos e filósofos têm debatido a existência do mal durante séculos sem encontrar uma resposta completa. O debate é tão antigo quanto a humanidade. Alguns concluíram que Deus não Se deve importar. Vivemos num universo aleatório, dizem eles, sem rima ou razão para tal. No meio da sua agonia, Jó exclamou: “Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto e a quem Deus o encobriu? … Nunca estive descansado, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação” (Jó 3:23, 26).

     Há muito que não sabemos sobre a origem do mal. Mal podemos imaginar a batalha que foi travada nos céus quando Satanás e os seus seguidores atacaram Deus. Satanás é absolutamente contrário a Deus e ao Seu povo. A Bíblia chama-o de aquele “que engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9-10).

     Apesar de Deus permitir a tragédia e o sofrimento, Deus ainda é soberano, e Ele ainda é amoroso, misericordioso e compassivo. A Bíblia fala do “mistério da injustiça (ou, impiedade, ou iniquidade, segundo outras versões)” (2 Tessalonicenses 2:7), e é isso que é o mal: um mistério cheio de sofrimento e desordem. Estas coisas não são mera ilusão, nem as podemos banir com pensamentos positivos ou otimistas dizendo a nós mesmos que tudo ficará bem.

     O mal e o sofrimento são reais, e vemo-los em todos os lugares para onde olhamos. As manchetes das notícias revelam-no; a nossa experiência confirma-o; os nossos próprios corações e mentes sabem-no. O que podemos fazer quanto a isto? Fugir de todo mal e correr para Deus. “Desviei os meus pés de todo o caminho mau, para observar a Tua Palavra.” (Salmo 119:101). Satanás não está à altura do Deus Todo-Poderoso , nem se Lhe compara. O o mal é real – porém também o poder e o amor de Deus!

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Armando Santos 26JUN22
Noites longas

Tema abordado por Armando Santos em 26 de junho de 2022

Carlos Oliveira 24JUN22
O que é a verdade?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de junho de 2022

Dario Botas 19JUN22
Esperança terrena vs celestial (Tessal.)

Tema abordado por Dário Botas em 19 de junho de 2022

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:12 em 29 de junho de 2022

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário