De onde veio o mal e porque Deus o permite?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: De onde veio o mal e porque Deus o permite? – E. O.
Resposta: Teólogos e filósofos têm debatido a existência do mal durante séculos sem encontrar uma resposta completa. O debate é tão antigo quanto a humanidade. Alguns concluíram que Deus não Se deve importar. Vivemos num universo aleatório, dizem eles, sem rima ou razão para tal. No meio da sua agonia, Jó exclamou: “Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto e a quem Deus o encobriu? … Nunca estive descansado, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação” (Jó 3:23, 26).
Há muito que não sabemos sobre a origem do mal. Mal podemos imaginar a batalha que foi travada nos céus quando Satanás e os seus seguidores atacaram Deus. Satanás é absolutamente contrário a Deus e ao Seu povo. A Bíblia chama-o de aquele “que engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9-10).
Apesar de Deus permitir a tragédia e o sofrimento, Deus ainda é soberano, e Ele ainda é amoroso, misericordioso e compassivo. A Bíblia fala do “mistério da injustiça (ou, impiedade, ou iniquidade, segundo outras versões)” (2 Tessalonicenses 2:7), e é isso que é o mal: um mistério cheio de sofrimento e desordem. Estas coisas não são mera ilusão, nem as podemos banir com pensamentos positivos ou otimistas dizendo a nós mesmos que tudo ficará bem.
O mal e o sofrimento são reais, e vemo-los em todos os lugares para onde olhamos. As manchetes das notícias revelam-no; a nossa experiência confirma-o; os nossos próprios corações e mentes sabem-no. O que podemos fazer quanto a isto? Fugir de todo mal e correr para Deus. “Desviei os meus pés de todo o caminho mau, para observar a Tua Palavra.” (Salmo 119:101). Satanás não está à altura do Deus Todo-Poderoso , nem se Lhe compara. O o mal é real – porém também o poder e o amor de Deus!
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)