Porque escreveu tanto, o Rei Salomão, sobre como se obter riquezas e sabedoria?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Existem muitas pessoas que não são necessariamente religiosas, mas ainda assim sabem sobre as riquezas e a sabedoria do rei Salomão, conforme contadas na Bíblia. Porque é que ele escreveu tanto sobre como se conseguir tudo isso e ainda assim ser tudo vaidade? - R.W.
Resposta: O Rei Salomão estava convencido de que sabia como encontrar a felicidade - e como tinha vastos recursos sob o seu comando, ele pôde persegui-la. Riqueza, fama, prazer, casas luxuosas, uma reputação de sabedoria - é só escolher; o rei Salomão conquistou tudo isso. Mesmo assim, depois de obter tudo o que sempre desejou, ele concluiu, relutantemente, que a sua vida ainda era vazia e sem sentido. A sua busca pela felicidade duradoura havia falhado e a sua alma ainda estava vazia. Ele escreveu: “E tudo quanto desejaram os meus olhos, não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma … E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos … e eis que tudo era vaidade …” (Eclesiastes 2:10-11).
Podemos correr o risco de cometer o mesmo erro que o Rei Salomão cometeu e persegui-las com todas as nossas forças, convencidos de que as coisas deste mundo trarão felicidade e paz. Mas somos avisados para não sermos enganados; alcançar estas coisas e realizar os nossos objetivos não trará felicidade duradoura. Porquê? Porque fomos feitos para buscar a Deus e conhecê-Lo. Esta é a fonte da verdadeira alegria.
O rei Salomão finalmente percebeu isso, embora devesse tê-lo sabido antes. Afinal, o seu pai, David, aprendeu isso e deixou a lição. O próprio Salomão prometeu viver de acordo com a sabedoria de Deus. Não devemos ser enganados pela definição que o mundo dá de felicidade. A chave para viver uma vida de realização e satisfação encontra-se em fazer de Cristo o centro e o fundamento da vida.