O termo “conversão” não é bíblico?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Há muitas notícias sobre a conversão de dinheiro em ouro. Estou surpreso que o mundo das finanças use um termo espiritual ao falar sobre a conversão de dinheiro em ouro. - C.C.
Resposta: A própria definição de conversão significa “o processo de mudança de uma forma para outra” e é usada de muitas maneiras. O principal negócio dos anúncios comerciais, por exemplo, é converter o público comprador de uma marca para outra. Os fornos de petróleo foram convertidos em fornos a carvão e os de carvão em fornos a gás. O dólar, da mesma forma, pode ser convertido em moeda estrangeira.
A palavra "conversão" significa “virar”, dar meia volta, mudar de ideias. No domínio espiritual cristão, tem sido explicado de várias maneiras como, por exemplo, arrepender, regenerar, receber graça, etc. Existem muitas razões para a conversão. As pessoas podem perder o poder mundano, a fama, a fortuna ou mesmo relacionamentos. A própria bondade de Deus pode usar coisas más que acontecem para levar as pessoas a reconhecer pela primeira vez a sua dependência de Si, o que muitas vezes leva ao arrependimento.
A Bíblia faz esta pergunta: “Ou desprezas tu as riquezas da Sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” (Romanos 2:4). O maior presente de Deus é a Sua salvação, o Seu perdão de pecados. Quando as pessoas se arrependem e abandonam a sua desobediência à vontade de Deus, a conversão acontece na alma.
Os estudantes de psicologia concordam que há três etapas na conversão: uma sensação de perplexidade, um ponto de inflexão e um relaxamento assinalado pela alegria. A conversão bíblica envolve três etapas. O arrependimento é o abandono da vida anterior, a fé é o retorno a Deus e a regeneração (receção da vida eterna) a introdução da alma na família de Deus. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia, agora, a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30).