Haverá momentos em que o isolamento pode ser bom?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: À luz da horrível pandemia que levou as pessoas a confinarem, isolando-se da sociedade, o que Deus diz sobre o isolamento? Haverá momentos em que isso pode ser algo bom? - P.W.
Resposta: A solidão é a atitude predominante na nossa cultura. Uma pessoa pode ficar sozinha no meio de uma festa ou no meio de uma multidão. A solidão pode ser experimentada pelos ricos e famosos ou pelos pobres e desconhecidos. O tipo de sociedade em que vivemos pode contribuir para a solidão. A mobilidade e a mudança constante tendem a fazer com que alguns indivíduos se sintam sem raízes e desligados. Muitos retiram-se da vida quotidiana.
A Bíblia tem muito a dizer sobre o assunto. Desde o início das Escrituras, está escrito que Deus disse que não era bom que o homem estivesse só, por isso Ele fez-lhe uma companheira adequada (Génesis 2:18). O livro de Eclesiastes afirma que duas pessoas estão em melhor situação do que uma sozinha, pois se uma cair, a outra pode estender a mão e ajudar. Se uma for atacada, a outra pode defendê-la.
A Bíblia também fala em manifestar hospitalidade aos outros. Isso é algo que se perdeu na cultura de hoje.
Mas há momentos em que ficar só pode trazer vantagens. A Bíblia diz-nos que o próprio Senhor se afastou dos outros para passar tempo em oração ao Seu Pai Celestial, e esse é um exemplo que também devemos seguir. Precisamos da comunhão com os outros, mas especialmente com Deus. Com Cristo como nosso Salvador e companheiro constante, nunca estamos sós. Nada dissolve mais a solidão do que estar com Deus através da leitura da Bíblia e oração. Para aqueles que hoje se sentem em solidão, busquem a Cristo e conheçam a comunhão que Ele traz ao coração humano.
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)