O que pode ser dito para que entenda?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A ideia de Deus não é algo fácil de abraçar. Crer que realmente Deus pode supervisionar todo o universo e crer com muito mais dificuldade que o criou, não se ajusta bem a uma sociedade instruída. Mesmo assim, tenho muitos amigos inteligentes que realmente creem nessa ideia e isso faz-me parar para pelo menos olhar para essa ideia de novo. O que me pode dizer para perceber? - C.G.
Resposta: Devemos ter fé em Deus o Criador, não na educação ou na experiência. A Bíblia começa com palavras simples: “No princípio, Deus ...”. Essas três palavras são a pedra angular de toda a existência e de toda a história humana. Sem Deus, não poderia ter havido começo nem continuação. Deus foi o poder criador. Por decreto divino, Ele tirou a forma do informe, a ordem da desordem e a luz das trevas.
Se tentarmos racionalizar Deus, falharemos. Existem mistérios sobre Deus que nunca entenderemos nesta vida. Não devemos achar estranho que seja impossível compreender Deus intelectualmente, quando é igualmente impossível explicar muitos mistérios no reino da matéria. Quem pode compreender a lei da gravidade? Newton descobriu-a, mas não a conseguiu explicar.
Existem muitos argumentos que poderíamos usar para dar evidências da existência de Deus. Vemos objetos que não têm intelecto, como estrelas e planetas, a mover-se num padrão consistente, cooperando uns com os outros. Portanto, é evidente que eles realizam os seus movimentos não por acidente, mas por projeto. Se Deus pudesse ser totalmente provado pela mente humana, então Ele não seria maior do que a mente que O prova. Clame a Deus: “Senhor ... ajuda a minha incredulidade!” (Marcos 9:24).
- Billy Graham
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)