Porque deu Deus a lei, se Ele sabia que as pessoas não poderiam guardá-la?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Porque é que Deus deu a lei se Ele sabia que as pessoas não conseguiriam guardá-la, e qual era o significado dos sacrifícios no Antigo Testamento? - L.K.

Resposta: A Bíblia ensina que a lei foi dada como um espelho. Quando olhamos para a Palavra de Deus, vemos o que é a verdadeira justiça. Os Dez Mandamentos descrevem a vida que agrada a Deus. Se estamos separados de Deus pelo pecado, a lei expõe o nosso pecado e mostra-nos a nossa verdadeira condição espiritual. Esse espelho não revela uma imagem muito atraente!

     O pecado tinha que ser pago, portanto, no início, Deus instituiu o sistema sacrificial pelo qual finalmente poderíamos ser trazidos a um relacionamento correto com Deus. Nos tempos do Velho Testamento, aqueles que pecavam traziam sacrifícios de animais e ofereciam-nos a Deus. Isso prefigurava o Grande Sacrifício que ainda viria - o sacrifício de Cristo.

     Qual é o significado? É uma expiação para o homem com respeito ao seu pecado. No lugar de um relacionamento rompido entre Deus e o pecador, resulta a expiação e ele é perdoado por Deus.

     Os sacrifícios eram auxílios visuais para mostrar aos pecadores que havia esperança porque a punição pelo pecado poderia ser transferida para outro. E também demonstrava simbolicamente que Deus poderia perdoar-lhes à luz do que um dia seria feito na cruz. O Senhor Jesus Cristo, “havendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, está assentado à dextra de Deus” (Hebreus 10:12).

     Deus não iniciou os sacrifícios porque era sanguinário ou injusto. Ele queria que nos concentrássemos em duas coisas: primeiro, na repugnância do pecado e, segundo, na cruz ondeo próprio Deus satisfaria para sempre as exigências da Sua justiça.

     Quando Cristo expiou o pecado, Ele colocou-Se no lugar de homens e mulheres culpados - Ele tomou o nosso lugar. É por isso que o Cristianismo está repleto de esperança.

- Billy Graham

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

 

 

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário