O que podem fazer as pessoas para ajudar os que vivem em “solidão”?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A solidão é simplesmente o resultado de se ficar sozinho? E, em caso afirmativo, o que é que as pessoas podem fazer para ajudar as que vivenciam essa “solidão”? - B. A.

Resposta: A solidão pode trazer solidão. Muitos experimentam isso olhando para o oceano, onde nunca há um som, exceto o marulhar das ondas ao longo da costa rochosa. Existe a solidão da pradaria interrompido apenas ocasionalmente pelo uivo lastimoso do coiote. As montanhas cujo silêncio é apenas interrompido pelo sussurro do vento podem parecer solitárias. O sentinela de plantão sozinho num posto avançado, os milhares em instituições psiquiátricas e aqueles em confinamento solitário em prisões e campos de concentração sabem o significado da solidão da solitude.

     No seu fascinante livro, “Alone" (Só), o almirante Richard E. Byrd contou sobre o período de tempo que passou em trevas desconcertantes e devastadoras. Ele morava sozinho numa cabana que foi literalmente enterrada na grande calota glacial que cobre o Pólo Sul. Os dias eram tão negros quanto as noites. Nenhuma criatura viva de qualquer tipo existia num raio de cem milhas. O frio era tão intenso que ele podia ouvir a sua respiração congelar e cristalizar enquanto o vento soprava nos seus ouvidos. Porém, ele manteve a sua mente ativa pensando em coisas boas.

     Existem alguns que nunca ouvem uma palavra de encorajamento. A solidão chega aos reclusos e às personalidades ricas da sociedade. Alguns escondem-se atrás de sorrisos e outros fitam com os olhos vazios.

     Podemos estar impossibilitados de ir ao solitário por causa da distância, ou outras circunstâncias, mas a alegria de receber cartas manuscritas pelo correio pode ser melhor do que uma colher de remédio, especialmente quando a mensagem fala de um amigo que fica mais perto do que um irmão (Prov. 18:24). Jesus Cristo é esse Amigo que deseja aproximar-se e habitar no coração daqueles que O recebem como Salvador e Senhor. Nada dissolve a solidão como ler a carta do amor de Deus, a Bíblia; a Sua Palavra é boa e verdadeira.

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
O inimigo

Tema abordado por José Carvalho em 11 de abril de 2021

Carlos Oliveira
Ilusão, miragem

Tema abordado por Carlos Oliveira em 09 de abril de 2021

Fernando Quental
Não perder de vista

Tema abordado por Fernando Quental em 04 de abril de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:20 em 07 de abril de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário