Não há mais absolutos na moral?

Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Parece que o mundo confundiu os limites entre o certo e o errado. Tudo é relativo e não há mais absolutos. Quanto mais instruídos ficamos, mais novos pecados surgem. As pessoas têm-se tornado indiferentes ou rebeldes. Isto é apenas imaginação minha? Existe uma maneira de recomeçar? - N.S.
Resposta: À medida que o pecado progrediu e ganhou impulso, a humanidade parece ter perdido a sua capacidade de ficar chocada. O comportamento que antes era considerado abominável agora é aceitável. O profeta Isaías escreveu: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal …!” (Isaías 5:20).
Entretanto, uma coisa é certa. Hoje existem muitos novos pecadores, mas não há novos pecados, apenas os antigos vestidos de trapos diferentes. O Antigo Testamento fala de uma época em que “cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Juízes 17: 6).
Não tem que ser assim. Onde começamos determina onde terminamos. Cada novo ano traz esperança e uma nova oportunidade de mudança. Podemos reiniciar a nossa linha de partida. Tome a bússola por exemplo. Se a bússola não tiver precisão, o viajante perde-se. Se o sol e as estrelas não estivessem ordenados nas suas estações, nenhum marinheiro poderia depender deles para encontrar o seu caminho através dos oceanos do mundo. Se não houver absolutos, nem pontos de referência fixos, não pode haver certezas.
É por isso que a Palavra de Deus é uma boa notícia, porque a verdade absoluta é que Jesus veio e morreu na cruz e ressuscitou dos mortos, para nos salvar do pecado. Podemos ser reconciliados com Deus e colocados de volta num relacionamento correto com Ele, aceitando a Sua provisão para o pecado, o Seu Filho, Cristo o Senhor. Há esperança, há certezas e há um ponto de referência, e tudo começa com Deus.
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
- Billy Graham



