A suposta falta de provas da existência de Deus é a razão da fé?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A minha professora rejeita totalmente a ideia de Deus. Independentemente do que eu diga, ela rejeita Deus afirmando que não há provas. Não é essa a razão da fé? - F.T.

Resposta: A nossa incapacidade de compreender Deus totalmente não nos deve parecer estranha. Vivemos cercados de mistérios que não podemos explicar. Quem pode explicar porque os objetos são sempre atraídos para o centro da terra? Newton formulou a lei da gravidade, mas não conseguia explicá-la. Quem pode explicar a reprodução, apesar dos cientistas trabalharem para reproduzir uma célula viva? Temo-nos acostumado a aceitar como facto muitos mistérios que não podemos explicar.

     Poderíamos apresentar muitos argumentos perante um júri muito cético que sugeriria a existência de Deus. No domínio científico, sabemos que tudo o que está em movimento tem que ser movido por algo, pois o movimento é a resposta da matéria à energia. No entanto, no mundo da matéria não pode haver energia sem vida, e a vida pressupõe um ser que produza a energia que mova coisas como marés e planetas.

     Nós vemos objetos que não têm intelecto, como estrelas e planetas, a mover-se num padrão consistente, cooperando engenhosamente uns com os outros. É evidente que estes realizam os seus movimentos não por acidente, mas por design (projeto). Tudo o que não tem inteligência não se pode mover de forma inteligente. O que dá direção e design a esses objetos inanimados? É Deus. É Ele a força inerente e causadora da vida.

     “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque Ele o fundou ... Ele é o Rei da glória ”(Salmo 24:1-2, 10). Muitas evidências e argumentos sugerem a existência de Deus, mas em última análise, cada pessoa deve ir a Deus pela fé. A Bíblia diz que temos que  crer que Ele existe. Esta é a chave para se ter um relacionamento pessoal com Deus.

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
A diferença Divina

Tema abordado por Fernando Quental em 24 de janeiro de 2021

Carlos Oliveira
Uma mensagem imoral - Parte II

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de janeiro de 2021

Alberto Veríssimo
Escolhas e Decisões

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 17 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:17 em 20 de janeiro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário