Certas pessoas nascem com a disposição de serem alegres ou podem aprender a ter alegria?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Certas pessoas nascem com a disposição de serem alegres ou podem aprender a ter alegria? - S.J.

Resposta: A palavra alegria quase desapareceu do nosso vocabulário atual. Uma das razões é porque confundimos alegria com felicidade e passamos a acreditar que a mesma se encontra no prazer, segurança e prosperidade. Ao fazê-lo, no entanto, cremos numa mentira que vem de Satanás.

     O apóstolo Tiago não disse: "Tende alegria plena quando caíres numa poltrona". Ele escreveu: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações". Porquê? Porque estas produzem atributos piedosos que nos ajudam a superar as dificuldades da vida. Ele continua: “sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:2-4).

     Alegria não é o mesmo que felicidade - embora possam se sobrepor. A felicidade depende das circunstâncias; a alegria depende de Deus. A felicidade desaparece quando a vida se torna dolorosa; a alegria continua e pode até crescer, mesmo no meio de doenças, sofrimentos e vários problemas.

     A alegria vem de um relacionamento vivo e vital com Deus. Vem de se saber que este mundo é apenas temporário e que um dia estaremos com Deus para sempre. Vem do facto de que, embora ainda não vejamos Deus, cremos Nele, obedecemos-Lhe, vivemos para Ele com alegria gloriosa - por Sua causa (1 Pedro 1:8).

     A alegria é encontrada apenas em Jesus, o “Autor e Consumador da fé, o Qual, pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à dextra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

David Gomes
Zaqueu - sua estatura improvável

Tema abordado por David Gomes em 02 de agosto de 2020

Carlos Oliveira
A Ressurreição

Tema abordado por Carlos Oliveira em 31 de julho de 2020

Alberto Veríssimo
As duas multidões

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 26 de julho de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:10,11 em 29 de julho de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário